Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

20 de maio de 2008

SALVANDO AS ÁGUAS DO RIO ITAPECURU



Um rio contra a pobreza

Projeto inédito busca parcerias para revitalizar a bacia do Itapecuru, no Maranhão
A informação de que o Maranhão é um dos Estados mais pobres do país pôde ser ouvida várias vezes no Seminário de Cooperação Internacional e Desenvolvimento, que aconteceu em São Luís, no início do mês de março. O evento, promovido pelo governo do Estado, teve como objetivo iniciar uma “grande mobilização” em favor da revitalização da bacia do rio Itapecuru, a mais importante entre as doze bacias hidrográficas maranhenses, e através dele promover o desenvolvimento sustentável.

Nas palavras do secretário de Meio Ambiente, Othelino Alves Neto, a região tem uma captação de esgotos inexpressiva e o índice de tratamento é praticamente nulo, informação confirmada pelo presidente da Caema, a Companhia de Água e Esgoto do Maranhão, Rubem Brito.

A proposta do governo na revitalização da bacia prevê um planejamento e gestão ambiental integrados, com ênfase na participação das comunidades e dos setores envolvidos, assim como a implantação de políticas públicas socioambientais articuladas com as instâncias colegiadas.
Além disso, tem como preocupação central elevar a qualidade de vida da população considerando todos os seus aspectos e potencialidades, o que inclui a capacitação dos recursos humanos necessários para o desenvolvimento sustentável. REVISTA ÁGUA-LEIA MAIS

Um comentário:

  1. Com certeza o Rio Itapecuru precisa imediatamente da ajuda, por que a maioria não faça nada, alguém deve tomar a inciativa e tentar mudar essa realidade!

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br