Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

30 de junho de 2008

CONFLITOS PELO USO DA ÁGUA ESTÁ AUMENTANDO


Aumenta conflito pela água


O crescimento desordenado das cidades, o uso intensivo da água para irrigação e a construção de usinas hidrelétricas já criam situações de conflito pelo uso da água no Brasil.

Os casos mais críticos são registrados em Minas Gerais e no Nordeste brasileiro, onde a ocupação da terra é intensa e a disponibilidade de recursos hídricos menor. Segundo relatório produzido pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), a briga pela utilização da água foi responsável por 87 conflitos no interior do país, que afetaram cerca de 32 mil pessoas no ano passado.

A CPT monitora os conflitos pela água desde 2003. Em relação ao ano anterior, esse tipo de divergência cresceu 93% - 45 conflitos foram registrados em 2006

População sobe e assusta

Nas cidades, o uso da água aumenta por conta do crescimento populacional. Ao avançar por áreas sem urbanização, os moradores impermeabilizam o solo, aterram nascentes, captam água sem controle e despejam esgoto sem tratamento nos cursos d´água.

Na Região Metropolitana de São Paulo, a solução foi buscar água em rios de cidades vizinhas. Oito sistemas abastecem a população, sendo que um deles - o do Rio Piracicaba - está localizado a cerca de 70km de São Paulo. "Encontramos essa saída há 30 anos. Mas agora a região de Piracicaba demanda mais água. Então, voltamos a ter problemas de abastecimento", explica Marússia Whately, coordenadora da campanha De olho nos mananciais, promovida pelo Instituto Socioambiental - CB, 27/6, Brasil, p.10. (Fonte: Inst. Socioambiental - ISA)

4 comentários:

  1. achei o começo da pesquisa muito bom, no entanto a conclusão e finalização do texto, na minha opinião, nao ficou boa nao, esperava mais!!

    mas obrigada, o começo ajudou na minha pesquisa ^^

    :**

    ResponderExcluir
  2. Equipe SOS Rios Br14 outubro, 2009 17:07

    Olá Lu
    Se vc precisar de mais informações e dados, diga que região e quais os informes que precisa que talvez possamos ajudá-la
    Equipe SOSRiosBr

    contato@sosriosdobrasil.org

    ResponderExcluir
  3. Confrontei os dados oferecidos no artigo com outros da CPT e há várias deveergências. Não seria o caso de homogeneizar as informações? Tenho uma ação prática no DF que se denomina Olho d'água, preservação de mananciais por meio de pequenas barragens de pedra para deter as águas da chuva.
    Eugênio

    ResponderExcluir
  4. Excelente Eugênio,

    envie para nós esses seus dados e informações, links, fotos e vídeos de sua prática no DF, no Olho D' água que postaremos e servirá de incentivo para que outras comunidades possam cuidar de seus mananciais.
    Aguardo seu material!
    Prof. Jarmuth

    sosriosdobrasil@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br