Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

19 de junho de 2008

EMPRESA HONDA E A RESPONSABILIDADE AMBIENTAL


Moto Honda incentiva concessionárias na realizaçãode boas práticas ambientais

Ricardo Ghigonetto*


Programa Ambiental Green Dealer pretende reduzir os danos ambientais gerados nos serviços prestados e elevar ainda mais o grau de satisfação dos clientes pela marca.
Com o compromisso de reduzir os impactos ambientais gerados na prestação dos serviços de sua rede de concessionária, a Moto Honda da Amazônia desenvolveu o Programa Green Dealer.

A empresa, que já conta ações nesse segmento como o “Green Factory” (Fábrica Ecológica), enfatiza ainda mais o espírito da conscientização ambiental de seus concessionários.

A Honda sempre incentivou e reconheceu as boas práticas realizadas pelas suas concessionárias de motocicletas. E, desde 2004, começou a orientá-las quanto à destinação correta dos resíduos gerados na prestação de serviços. Dentre os itens verificados estão metais, plásticos, borracha, papel, tecido, líquidos, ácidos, combustíveis, solventes, óleo lubrificante e baterias usadas. Além disso, outras ações implementadas na rede autorizada também contribuem com os aspectos ambientais, tais como utilização de sistemas de exaustão de gases nas oficinas, reutilização e captação de água, redução do consumo de energia e atividades de conscientização e responsabilidade social.
E para estimular ainda mais a rede, no início de 2008, a Honda implementou um programa de certificação anual para as concessionárias que comprovarem a destinação adequada dos resíduos. Pesquisas recentes apontam o total envolvimento na preservação do meio ambiente e já conta com 48 aptas a receber a certificação. A meta da empresa é elevar este número para 100 até o final do ano.


Fábrica de Manaus como exemplo
Para o desenvolvimento do Green Dealer, a empresa tomou como base as ações de preservação ambiental adotadas pela fábrica de Manaus. Através do programa denominado “Green Factory”, 97% dos resíduos gerados são reciclados, além de disponibilizar 148 programas de gestão ambiental, estação de tratamento de efluentes e laboratório de emissão de gases poluentes.
A ação é um extenso programa internacional, desenvolvido em todas as Unidades da Honda no mundo, e que chegou ao Brasil no final da década de 90.
Nesse período, quase US$ 40 milhões foram investimentos em diversas frentes, como a redução da geração de resíduos no processo produtivo e adequação à linha de produção, respeitando a legislação ambiental brasileira.

A atividade tem como proposta central a introdução de inovações na fábrica, visando o aperfeiçoamento das operações, além de contribuir para uma convivência harmoniosa com a sociedade local. Os esforços resultaram na conquista do ISO 14.001, certificado internacional do Sistema de Gestão Ambiental.
Link: http://www.honda.com.br/web/index.asp?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br