Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

17 de junho de 2008

LUTA NA TERRA DE MAKUNAIMA - Dia 23 NA TV CULTURA-SP

Do site "VI O MUNDO", do Luiz Carlos Azenha:

"LUTA NA TERRA DE MAKUNAIMA", SOBRE DISPUTA EM RORAIMA, VAI AO AR NO DIA 23 PRÓXIMO


O documentário da TV Cultura chama-se "Luta na Terra de Makunaima" e vai ao ar no próximo dia 23, às 20h30m.
Nas últimas semanas estive envolvido na gravação e no apoio à edição, que é feita por uma equipe da emissora paulista, sob o comando do jornalista Aldo Quiroga.
Em Roraima, ouvimos os principais personagens envolvidos na disputa: o prefeito Paulo César Quartiero; o filho dele, Renato; os líderes do Conselho Indígena de Roraima e Joênia Wapixana, a primeira advogada indígena do Brasil. Visitamos tanto o centro de formação de lideranças indígenas como as fazendas de produção de arroz. Também falaram representantes do Ibama, do Incra e da Funai - o prefeito Quartiero identifica os três órgãos federais como parte do "tridente do diabo".
É óbvio que, como repórter, recolhi impressões pessoais sobre a viagem, que pretendo dividir com vocês aqui no site. Uma das constatações é de minha própria ignorância sobre Roraima e o longo processo de demarcação da Raposa/Serra do Sol, que começou em 1977. Embora a maioria dos brasileiros só tenha se dado conta da disputa agora, ela é antiga e já causou muita violência e sofrimento.
Nos próximos dias escreverei mais amiúde sobre tudo o que vi e testemunhei em Roraima. Abrirei espaço no site para que os leitores opinem sobre o assunto e sobre o documentário. Conto com vocês para disseminar essa informação: ele vai ao ar no próximo dia 23, às 20h30m, na TV Cultura de São Paulo. VI O MUNDO - Leia Mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br