Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

14 de junho de 2008

Redução da vazão do rio São Francisco

ANA apresenta relatórios sobre a redução da vazão do rio São Francisco
Os documentos trazem informações desde a Barragem de Sobradinho até a foz do rio

A Agência Nacional de Águas divulgou os Relatórios de Acompanhamento da Redução da Vazão Defluente do rio São Francisco. O trabalho tem o objetivo de divulgar as atuais condições de uso de recursos hídricos no rio São Francisco, após aprovação pela Diretoria Colegiada em 27 de dezembro de 2007, da redução da vazão de suas águas de 1.300m³/s para 1.100m³/s.

Para facilitar a compilação dos dados, a equipe da ANA realizou duas campanhas com sobrevôos aos estados banhados pelas águas do Velho Chico e visitas aos principais usuários de suas águas. A primeira delas, realizada no período de 23 a 26 de janeiro de 2008, percorreu os municípios ribeirinhos do rio São Francisco, desde a Usina Hidrelétrica de Sobradinho até a foz do rio. Durante a campanha, foram feitos sobrevôos na calha do rio, que percorre os estados de Alagoas, Bahia, Pernambuco e Sergipe. Em terra, os técnicos também fizeram visitas aos principais usuários de recursos hídricos que foram potencialmente prejudicados pela redução da vazão.

A segunda campanha, realizada de 31 de março a 03 de abril deste ano, teve a finalidade de avaliar as condições de uso dos recursos hídricos nos trechos Submédio São Francisco (entre a barragem de Sobradinho e a cidade de Belém do São Francisco, em Pernambuco) e Baixo São Francisco (no trecho entre a barragem de Xingó e a foz do rio). Durante os sobrevôos foram observados pequenos pontos de assoreamento e crescimento de vegetação nos perímetros da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Os técnicos observaram também uma pequena quantidade de tanques-rede instalados no rio São Francisco e a inexistência de problemas relacionados ao tráfego de balsas.

A redução da vazão pode trazer contratempos em decorrência da diminuição do nível d’água no leito do rio. Contudo, dados dos relatórios mostram que, de uma forma geral, os principais usuários de recursos hídricos do São Francisco não foram prejudicados pela redução de sua vazão.

Estão previstas mais duas campanhas de fiscalização para acompanhamento da redução da vazão do rio São Francisco para este ano. As datas prováveis serão divulgadas no site da ANA.

Para ler os relatórios na íntegra acesse:
http://www.ana.gov.br/SalaImprensa/AcmpmntSF/acompanhentosf.asp
Fonte: Portal Perfuradores.com 12/05/2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br