Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

10 de junho de 2008

"RESPEITO AO VELHO CHICO"...ESTÁ DANDO O QUE FALAR



Fotos de João Zinclar (se não abrir, clique no x)

O artigo do jornalista MAURO CHAVES do Jornal O Estado de S. Paulo (que publicamos no último dia 07 no blog) é motivo de polêmicas e debates em várias publicações, especialmente as ambientais. Os argumentos do engenheiro Manoel Bomfim Ribeiro, especialista em hidrologia egeologia, ex-diretor do Dnocs e autor do livro Potencialidades do Semi-Árido Brasileiro e do respeitado jurista Ives Gandra Martins, que defende que "há pelo menos cinco argumentos sobre a inconstitucionalidade da transposição" são temas de debate no Fórum REBIA Nacional, no "O Viomundo" que é o site multimídia do Azenha, dos "Editores BECE-REBIA" (assinado pela Profª. Amyra El Khalili) e também do Portal do Meio Ambiente (do Vilmar Berna), entre outros.

O Velho Chico, rio da integração nacional, cuja força das águas já foi tamanha que durante séculos o fez avançar vários quilômetros adentro do Oceano Atlântico, a ponto de embarcações pararem em pleno oceano para se abastecerem de sua água doce, hoje sofre em sua foz um trágico recuo, por insuficiência de vazão. Já se disse que esse projeto de transposição é a transfusão que tem como doador um doente internado na UTI. Se a idéia de levar águas do São Francisco, por gravidade, para o semi-árido do Nordeste setentrional já estava na cabeça generosa de dom João VI, é porque naquele tempo não existiam açudes, nem adutoras, nem estudos hidrogeológicos.
Publicaremos as principais manifestações sobre o polêmico assunto que forem postadas nos blogs, fóruns e comentários, defendendo ou acusando determinada posição com relação a transposição do Rio São Francisco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br