Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

20 de junho de 2008

SALVANDO O RIO ITAPEMIRIM - ESPÍRITO SANTO

Apesar dos problemas muito sério com a falta de água e o aumento da desertificação no Espírito Santo, como exposto no artigo anterior, postado nesta data, nem tudo está perdido naquele Estado.
Em Cachoeiro do Itapemirim um importante e sério projeto une a concessionária de águas esgotos, o poder público (Secretarias de Estado e a Municipal) e também a Igreja através da Pastoral Ecológica. Conheça esse projeto que desenvolve importante ações na Bacia Hidrográfica do Rio Itapemirim, no Espírito Santo.

Projeto Rio Vida Reflorescer

O Rio Vida Reflorescer é um projeto desenvolvido pela Citágua em parceria com a Pastoral Ecológica, Secretaria de Estado de Agricultura (SEAG) e Secretaria Municipal de Agricultura de Cachoeiro de Itapemirim (SEMAG).
O projeto tem como principal objetivo a proteção de dez nascentes no município e o reflorestamento do seu entorno, de forma a aumentar a oferta de água e melhorar a qualidade desse bem tão necessário à vida, envolvendo sempre a comunidade e as escolas da região.

Objetivos:

Recuperação de dez nascentes;
Recuperação de dez áreas de mata ciliar com três hectares cada uma;
Construção de aproximadamente três mil metros de cerca;
Plantio de dez mil mudas de árvores nativas e frutíferas;
Mobilização e sensibilização ambiental das comunidades envolvidas no projeto.

Justificativa:

O esgotamento dos recursos naturais – solo, água e remanescentes florestais – tem sido um dos principais problemas ambientais verificados no sul do Espírito Santo.

A água tem uma importância fundamental para o abastecimento doméstico, que cada vez mais, fica comprometido por ações tais como: desmatamento, drenagem profunda de várzeas, baixa cobertura vegetal, abertura de estradas, aumento da população urbana, barragem e etc.

O projeto Rio Vida Reflorescer busca garantir sustentabilidade das ações de preservação e recuperação ambiental, por levarem em conta um processo educativo contínuo, onde a realidade será transformada pelas comunidades, e estas como protagonistas, se encarregarão de reaplicar as experiências adquiridas.

A CITÁGUA

Situada no sul capixaba e com população de 200 mil habitantes, Cachoeiro de Itapemirim é uma das primeiras cidades brasileiras a solucionar as questões de saneamento básico, através da parceria entre a iniciativa privada e o poder público.

Em 1998, após concorrência pública, o município concedeu esses serviços à Citágua, que apresentou melhor plano de investimentos, além de tarifas mais baixas.Cachoeiro também foi o primeiro município do país a implantar uma agência reguladora dos serviços de saneamento: a AGERSA – Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cachoeiro de Itapemirim.A Citágua já investiu mais de cinqüenta milhões no saneamento básico de Cachoeiro. O que equivale a R$ 32,00 por habitante. A média nacional é de R$ 19,32 por habitante.

Outros tópicos em PROGRAMAS E PROJETOS :
Programa Rio Vida
Projeto Rio Vida Reflorescer
Projeto Água
Programa Córrego Limpo
Programa de Coleta Seletiva

3 comentários:

  1. CONHEÇO UM MORADOR DESTE MUNICIPIO QUE INSTALOU UMA FOÇA BIODIGESTORA EM SUA PRORIEDADE ÁS MARGENS DO RIO ITAPEMIRIM, EXCELENTE EXEMPLO DE CIDADNIA E CONCIENCIA. QUE TODOS OS VISINHOS DO RIO PEQUENOS OU GRANDES TIVESSEM ESTA IDEIA, ELE MORA EM MORRO GRANDE.

    ResponderExcluir
  2. Se tiver fotos e mais detalhes dessa fossa biodigestora, envie pra nós (contato@sosriosdobrasil.org) e quem sabe a gente ensina para outras pessoas como despoluir nossos rios...
    Cada um fazendo a sua parte...
    Abçs

    ResponderExcluir
  3. ronaldo e quebro o pulso de tanto toca pros travecos

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br