Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

5 de julho de 2008

BRASIL SEDIA EVENTO MUNDIAL DE ECOLOGIA


Conferência Internacional de Áreas Úmidas vai ser realizada pela 1ª vez na América Latina

8º INTECOL: MATO GROSSO SEDIA EVENTO MUNDIAL DE ECOLOGIA

O Centro de Pesquisa do Pantanal (CPP), em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), já prepara a 8ª Edição da INTECOL, Conferência Internacional de Áreas Úmidas. O encontro é promovido a cada quatro anos pela Associação Internacional para a Ecologia e será realizado entre 20 e 25 de julho, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, Mato Grosso.

Pela primeira vez a América Latina sedia o evento, que terá como tema “Grandes Áreas Úmidas, Grandes Preocupações (Big Wetlands, Big Concerns)”. É uma referência a ecossistemas que se encontram fortemente ameaçados, como o Pantanal, uma das maiores planícies alagáveis do mundo. Por isso, Mato Grosso foi escolhido como lugar ideal para o encontro.

Afinal, é um dos principais cenários do bioma, que alcança outros dois países (Bolívia e Paraguai) e ainda liga as maiores bacias da América do Sul, a do Prata e a Amazônica.

A expectativa é reunir participantes provenientes de várias partes do mundo, entre acadêmicos, pesquisadores, empresários e representantes do governo e diversos setores da sociedade, para um amplo debate que estimule fortemente todas as atividades científicas relacionadas com a pesquisa, a sustentabilidade e a proteção não somente do Pantanal, mas de todas as áreas úmidas do mundo.

A conferência será composta por palestras, simpósios, workshops e apresentação de posters, além de excursões científicas no dia 23 de julho para o Pantanal Mato-grossense.

Diversos pesquisadores já confirmaram presença, dentre os quais: José Galizia Tundisi (Instituto Inernacional de Ecologia, Brasil), Wolfgang Junk (Instituto Max-Planck de Estudo de Águas Doces, Alemanha), Eugene Turner (Universidade Estadual da Louisiana, USA). Piet-Louis Grundling (África), Max Finlayson (Instituto Internacional de Gerenciamento da Água, Austrália), Brij Gopal (Universidade de Nehru Jawaharlal, Índia), Shuqing An (China), Richard Robarts (Europa), Hana Cizkova (Replública Checa).

Veja alguns destaques da programação:
- A situação das áreas úmidas e o efeito das mudanças climáticas do planeta
- A educação ambiental em áreas tropicais
- O homem pantaneiro
- Inventário e classificação das áreas úmidas da América LatinaMais
Informações pelo site: http://www.cppantanal.org.br/ / e-mail: 8thintecol@cppantanal.org.br Eveline TeixeiraStudio Press Comunicação(65) 3623.1274

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br