Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

17 de julho de 2008

HOJE É O DIA DO PROTETOR DAS FLORESTAS


DO SITE ÁRVORES VIVAS
Aproveitando essa chance e unindo a oportunidade do Dia do Protetor da Floresta vale lembrar uma lenda do Folclore Brasileiro - o Curupira! O super Curupira que embeleza nosso post é do famoso ilustrador Estevão Ribeiro, que gentilmente emprestou a imagem para nosso post. Super obrigada pela colaboração!

A lenda do Curupira faz parte da mitologia dos índios tupi-guaranis. O nome deste herói das matas é formado pela junção dos termos curu, parte inicial da palavra curumim, menino, em tupi-guarani; e pira, que quer dizer corpo. O Curupira é também conhecido pelos nomes de Caipora, Pai do Mato, Mãe do Mato, Caiçara, Caapora e Anhangá. Com cada um desses nomes, pode apresentar variações tanto em relação a seu aspecto visual, quanto em relação ao seu comportamento.

Castigo – A versão mais conhecida é a do Curupira como uma espécie de anão, de cabelos vermelhos e pelo e dentes verdes, protetor das árvores e dos animais. Torna-se um perigoso inimigo daqueles caçadores que matam por prazer, e não por necessidade, e costuma partir os machados de quem tenta abater as árvores.

Em algumas versões da lenda, o Curupira é capaz de transformar os filhos e mulher dos caçadores maus em caça, para que este os mate sem saber.
Pés – Seus pés virados para trás deixam rastros falsos, despistando os caçadores. Às vezes, ele é visto montando um porco-do-mato.

Diz-se que quem o vê na floresta perde o rumo e não consegue mais encontrar o caminho de volta. E também que é impossível capturá-lo. Para atrair suas vítimas, o Curupira pode chamá-las com gritos que imitam a voz humana. De acordo com a crença, ao entrar na mata, a pessoa deve levar um rolo de fumo para agradá-lo, caso cruze com ele.

Descobrimento – Os primeiros relatos acerca do Curupira são da Região Sudeste, datando da época do Descobrimento do Brasil. Uma carta do Padre Anchieta, de 1560, dizia: “Aqui há certos demônios, a que os índios chamam Curupira, que os atacam muitas vezes no mato, dando-lhes açoites e ferindo-os bastante”. Os índios, para agradá-lo, deixavam penas, esteiras e cobertores nas clareiras.

Pai do Saci – Diz-se que o Curupira também tem o poder de ressuscitar animais mortos e que seria o pai do Saci Pererê. O mito indígena do Curupira acabou ganhando todo o país e é considerado, com o do Saci, o de maior popularidade entre os brasileiros. VEJA MAIS

As florestas protegem nossos rios e garantem a qualidade de nossas águas


O Brasil é um país imenso, e tem os mais diferentes tipos de clima, de solo e de relevo. Portanto, a flora e a fauna também são variadas.
Temos a nossa grande floresta Amazônica, e outros lugares onde a natureza prevalece, como o Pantanal, a Serra do Mar e a Mata Atlântica.

Todos sabemos que a natureza é vida, e que, por isto, precisamos preservá-la. Porém nota-se que, a cada dia, o verde diminui mais no mundo. Florestas são queimadas e têm suas árvores derrubadas, e ainda há caçadores que matam animais raros.

Estes fatores prejudicam o equilíbrio ecológico e acabam trazendo problemas para os homens. Neste dia, temos que nos lembrar de que a preservação da natureza é essencial para a vida. As florestas não podem ser destruídas, e é dever de todos protegê-las. ARARIBOY


A importância da mata ciliar
Mata ciliar é a formação vegetal nas margens dos nossos, córregos, lagos, represas e nascentes.
Também é conhecida como mata de galeria, mata de várzea, vegetação ou floresta ripária. Considerada pelo Código Florestal Federal como "área de preservação permanente", com diversas funções ambientais, devendo respeitar uma extensão específica de acordo com a largura dos rios, córregos, lagos, represas e nascentes. Proteger a mata ciliar e proteger nossos cursos d'água, daí a importância de preservar as florestas ao longo dos mesmos.

OS VERDADEIROS PROTETORES DAS FLORESTAS

Por Luciana Grili
12/07/2008 –

Cerca de 12 mil engenheiros florestais receberam formação dos 52 cursos de ensino superior do País e vivenciam ainda neste 12 de julho – dia do engenheiro florestal um cenário marcado por falta de fiscalização por conta do exercício legal da profissão e remunerações não adequadas em várias regiões.

A carreira, apesar de apresentar oportunidades ascendentes, enfrenta problemas que na opinião de Glauber Pinheiro, presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Florestais (SBEF), precisam ser revertidos.

A data comemorativa deste profissional, que está associado ao exercício diário de preservação do planeta tem origem no calendário religioso, por conta São João Gualberto. O italiano João Gualberto dedicou-se à vida religiosa juntamente com seus monges seguidores e ao cultivo de bosques florestais, nos anos de 995 e mais tarde faleceu em 12 de julho de 1073.


Por causa de sua história de amor às florestas e de senso de preservação, que ficou conhecido pelo lema “conservar e saber usar”, o santo foi proclamado protetor dos engenheiros florestais.

A profissão é sempre lembrada por essa relação com a preservação do meio ambiente e ingressou no sistema Confea/Crea, a partir da Lei No. 4643, decretada em 31 de maio de 1965, mas muito antes disso, em outros países a profissão já traçava a performance que adquiriu no século XXI. LEIA MAIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br