Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

31 de julho de 2008

PROTEGER A ÁGUA É PROTEGER A VIDA

Gisele Bundchen, em parceria com a Grendene, apoia o movimento Nascentes do Brasil.© Gisele Bundchen/divulgação

Movimento Nascentes do Brasil - WWF
A devastação das áreas de cabeceira ou de recarga, seja pelo desmatamento, seja pela ocupação irregular do solo é responsável, em grande parte, pela gradual redução da quantidade e da qualidade de água disponível no planeta.
Estas áreas são cruciais para o reabastecimento dos lençóis freáticos, dos aqüíferos, das nascentes e, conseqüentemente, dos rios.
É preciso que a população e os governantes tomem medidas práticas e efetivas para a proteção destas áreas. E é isto que o Movimento Nascentes do Brasil, com o apoio da megamodelo Gisele Bunchen – em parceria com a Grendene – e do HSBC Climate Partnership, vem propor à sociedade brasileira.
Você no comando
Para disseminar a importância das cabeceiras e resgatar seu significado para a vida no Planeta, o WWF-Brasil está conduzindo Movimento Nascentes do Brasil. Afinal, cada cidadão brasileiro pode tomar para si a tarefa de proteger os olhos d’água e, também, cobrar os governos que cumpram com o seu papel em relação ao tema na adoção de medidas efetivas para tal.
Já existem, hoje, inúmeras iniciativas que podem servir de exemplo de experiências práticas para a população, como a proteção dos mananciais em Minas Gerais, o trabalho nas nascentes da Chapada Diamantina (Ba) e outros casos de incentivos a “Pequenos Produtores de Água”.
Todas estas experiências estão sendo reunidas em uma publicação que será lançada em breve e que servirá como apoio na condução do Movimento Nascentes do Brasil, não somente pelo WWF-Brasil, mas por todo cidadão ou cidadã interessada em efetivamente contribuir para a manutenção dos ecossistemas aquáticos para hoje e para as gerações futuras.
Para seu governo
É evidente que nossos governantes têm uma imensa parcela de responsabilidade na proteção dos recursos hídricos, até por força de lei.
O Brasil tem uma liderança mundial neste sentido, com a sua moderna Lei das Águas, mas é preciso fazer com que ela seja efetivamente implementada.
Para tal, foi criada a Agência Nacional das Águas – ANA, em 2000, que tem entre outras funções a responsabilidade de implamentar tal política.Por outro lado, os governos podem, também, criar mecanismos que permitam que o cidadão ponha a mão na massa para ajudar na tarefa de proteger a natureza.
No Distrito Federal, existe o Programa Adote uma Nascente, hoje conduzido pelo Instituto Brasília Ambiental (Ibram), que vem apresentando grande sucesso no engajamento da população para a proteção das cabeceiras. O WWF-Brasil apoiou este programa durante um ano e acredita nele como um excelente instrumento de mobilização de pessoas físicas e jurídicas para a proteção ambiental.

E que tal levar esta proposta ao seu município?
Tome uma iniciativa: baixe o modelo de Proposta de Projeto de Lei e mobilize sua cidade para a adoção desta idéia de conservação. E mantenha-nos informados pelo e-mail sergioa@wwf.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br