Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

13 de agosto de 2008

DIA 14 DE AGOSTO - "DIA DO COMBATE À POLUIÇÃO"


Dia 14 de agosto - " Dia do combate à Poluição"

Dá-se o nome de poluição a qualquer degradação (deterioração, estrago) das condições ambientais, do habitat. É uma perda, mesmo que relativa, da qualidade de vida em decorrência de mudanças ambientais. O dia 14 de agosto tem um significado importante para o meio ambiente, é o “Dia do Combate à Poluição”.

Poluentes são os agentes que provocam a poluição, como um ruído excessivo, um gás nocivo na atmosfera, detritos que sujam os rios ou praias ou ainda um cartaz publicitário que degrada o aspecto visual de uma paisagem.
Com o crescimento desordenado das cidades e o surgimento das grandes indústrias, as pessoas passaram a conviver com vários tipos de poluição, tais como: poluição hídrica, atmosférica, do solo, radioativa, visual, sonora, luminosa, provocando enormes danos aos organismos vivos, e, conseqüentemente à cadeia alimentar e à nossa saúde.

1. POLUIÇÃO HÍDRICA:
Uma das principais fontes de poluição das águas são os despejos dos resíduos urbanos, tanto os industriais quanto os rurais. Como exemplos de materiais tóxicos destacam-se os metais pesados como o cádmio e o mercúrio, o chumbo, nitratos e pesticidas.




2. POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA:
Suas fontes são principalmente as indústrias, emissão de combustíveis de automóveis, aviões, navios, trens, materiais radioativos, as queimadas e os agrotóxicos (DDT, inseticidas, pesticidas), muito utilizados para combater certos microorganismos e pragas, em especial na agricultura.Entre as mais graves conseqüências da poluição atmosférica estão: a chuva ácida, o efeito estufa e a diminuição da camada de ozônio.

Chuva ácida: Precipitações de água atmosférica carregada de ácido sulfúrico e de ácido nítrico, decorrente da queimada de combustíveis fósseis. Esses ácidos corroem rapidamente a lataria dos automóveis, os metais de pontes e outras construções, além de afetarem as plantas e ocasionarem doenças respiratórias e da pele nas pessoas.Tais chuvas ácidas também constituem séria ameaça ao patrimônio cultural da humanidade, pois as obras talhadas em mármore, advindas de rocha calcária, dissolve-se sob a ação de substâncias ácidas.
Diminuição da camada de ozônio:
O ozônio está presente na troposfera, que é a camada da atmosfera em que vivemos e também em zonas mais altas da estratosfera, tendo a função de proteger o planeta da incidência direta de grande parte dos raios ultravioletas, um dos componentes da radiação solar.Com a sua diminuição, esses raios atingem a Terra de forma mais brusca, provocando graves doenças no ser humano (Câncer de pele, distúrbios cardíacos e pulmonares, queimaduras, problemas de visão, etc.).
Além disso, certas espécies de animais e plantas são muito sensíveis a essa radiação, como os sapos, as rãs e as pererecas. Estudos têm demonstrado que a diminuição da camada de ozônio também contribui com o derretimento de parte do gelo da calota polar, causando as mudanças climáticas e o superaquecimento do planeta.
Uma das grandes causas da diminuição da camada de ozônio tem sido a liberação de compostos químicos industriais na atmosfera, denominados de CFC (clorofluorcarbono), um gás não tóxico, inodoro e quimicamente inerte, usado em grande escala como agente refrigerador de geladeiras, aparelhos de ar condicionado, na manufatura de espumas de plástico e, principalmente, como propelente de sprays enlatados.


3. POLUIÇÃO DO SOLO:
Sua degradação é feita através da desertificação, da utilização de tecnologias inadequadas, da falta de práticas de conservação de água no solo e da destruição da cobertura vegetal. A contaminação dos solos dá-se principalmente por resíduos sólidos e líquidos, águas contaminadas, efluentes sólidos e líquidos, efluentes provenientes de atividades agrícolas, entre outros.

4. POLUIÇÃO RADIOATIVA
Radiação é o efeito químico proveniente de ondas e energia calorífica, luminosa, etc. Existem três tipos de radiação: raios alfa, beta (absorção mais fácil) e raios gama (muito mais penetrantes) tratando-se de ondas eletromagnéticas.Seus principais efeitos são: leucemia, tumores, queda de cabelo, diminuição da expectativa de vida, mutações genéticas, lesões a vários órgãos, entre outros.Fontes de poluição radioativa: - Substâncias radioativas naturais, encontradas no subsolo, como o petróleo e o carvão, trazidas para a superfície e espalhadas no meio ambiente por meio de atividades de mineração.- Substâncias radioativas artificiais: Não são radioativas, mas nos reatores ou aceleradores de partículas são "provocadas".A poluição radioativa provém principalmente de: indústrias, medicina, testes nucleares, carvão, radônio, fosfato, petróleo, minerações, energia nuclear, acidentes radiológicos e nucleares.
5. POLUIÇÃO URBANA:
É causa de sérios problemas às condições de vida das pessoas, das plantas e dos animais.Principais poluentes atmosféricos: Indústrias, fábricas de fertilizantes, de explosivos, de ácido nítrico, de ácido sulfúrico, queimadas, aumento do número de veículos motorizados em circulação, petróleo ou carvão, centrais termoelétricas, reação dos gases poluentes na atmosfera, agravadas pelas condições climáticas, causando problemas respiratórios, cardiovasculares, intoxicações, entre outros.

POLUIÇÃO VISUAL URBANA:

É a degradação do ambiente natural ou artificial, que provoca incômodo visual, através da proliferação indiscriminada de propaganda ("Outdoors", cartazes, placas, painéis, cavaletes, faixas, banners, infláveis, balões, totens, outdoors, back-lights, front-lights, painéis eletrônicos e televisivos de alta definição), causando agressões físicas aos "espectadores", além de prejuízos estéticos à paisagem urbana local.Este tipo de poluição é conseqüência de anúncios inconvenientes e contrários ao bem-estar da população, da invasão de espaços públicos, que favorecem a falta de referenciais arquitetônicos da paisagem urbana, da transgressão das regras básicas de segurança (Ex. obstrução das aberturas de insolação e ventilação), da banalização do ambiente, distraindo os motoristas nas ruas e estradas e dificultando a absorção das informações úteis e necessárias.As pichações e grafitismo nos monumentos, prédios e nos equipamentos urbanos também deixam a população sem referencial de harmonia, de espaço, de estética e paisagem.Pesquisas e estudos revelam que a poluição visual e a poluição sonora causam males à saúde, afetando psicológica e fisicamente o homem.

6. POLUIÇÃO SONORA:
Uma conseqüência da vida moderna. Produção de sons, ruídos ou vibrações em desacordo com as precauções legais. Esse tipo de poluição tem como uma das causas o barulho de automóveis, aviões, obras, gritarias, etc. de acordo com a sua duração, repetição e intensidade (em decibéis).Ela pode acarretar nervosismo, problemas auditivos irreversíveis, doenças cardíacas, queda na produtividade física e mental, além de prejudicar o meio ambiente.Pesquisas revelam que o ruído de trânsito de veículos automotores é o que mais contribui na poluição sonora nas grandes cidades brasileiras.Também ocorrer pela emissão de ruídos produzidos por eletrodomésticos e ainda por certos ruídos da indústria, favorecendo uma grande variedade de males à saúde do trabalhador, tais como a perda da audição.
7. POLUIÇÃO LUMINOSA:
caracterizada pelo excesso de brilho artificial produzido pelo homem nos centros urbanos e que tem prejudicado as condições de visibilidade noturna dos corpos celestes.A paisagem celeste deve, como todo bem ambiental, ser preservada.

Assim, é vital que valorizemos as datas ecológicas e atuemos como agentes de mudança, através de projetos de educação e de conscientização ambiental.
Fonte: Isabela Antunes Joffe

"Educação ambiental é um processo permanente, no qual os indivíduos e a comunidade tomam consciência do seu meio ambiente e adquirem conhecimentos, valores, habilidades, experiências e determinação que os tornam aptos a agir - individual e coletivamente - e resolver problemas ambientais presentes e futuros". Ministério do Meio Ambiente
O QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO EM SUA COMUNIDADE PARA COMBATER A POLUIÇÃO?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br