Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

13 de agosto de 2008

EM DEFESA DO RIO ITAJAÍ E DA MATA ATLÂNTICA

Imagem do rio Itajaí (Itaiópolis, SC), em 2007


Salvaremos a Mata Atlântica?

Germano Woehl
05 de Agosto de 2008


Este é meu artigo de estréia no O Eco. Vou revelar toda a saga do esforço para tentar salvar a Mata Atlântica no lugar onde nasci e me criei, em Itaiópolis (SC). E este artigo é o 1º capítulo desta história, que é real.

Ao conhecerem esta história integralmente, os leitores do O Eco vão entender porque é tão difícil salvar o que resta da Mata Atlântica.

Os primeiros artigos serão sobre a obsessão para salvar as o rio Itajaí, cujas cabeceiras ficam nos municípios catarinense de Itaiópolis e Papanduva, cidade de minha mãe e avós maternos, onde também passei parte de minha infância.

Eu tive o privilégio de ter nascido e vivido minha infância e adolescência em Itaiópolis (SC), o terceiro município em extensão territorial do Estado, com 2.077 km2, que até há pouco tempo 75% de área preservada de Mata Atlântica, mas rapidamente foi reduzida para os índices atuais de 35%.

Com a emancipação de um de seus distritos, Santa Terezinha, o Município também ficou menor. Para quem aprendeu a valorizar o que Itaiópolis tinha de mais abundante e mais belo, ou seja, a natureza, pode ser também extremamente angustiante, um suplício, ter nascido e vivido ali. Testemunhei - e suportei - em poucos anos uma devastação que nossos antepassados europeus levaram séculos, dezenas de gerações. Aquelas imensas áreas preservadas de pinheirais (matas de araucárias) que chegavam até o pátio da igreja matriz, da escola e da minha casa rapidamente se afastaram. Um lugar de Itaiópolis que sempre me fascinou foi o rio Itajaí, que, na verdade, é um dos afluentes do rio Itajaí que passa em Blumenau.

É ali que ficam as cabeceiras do rio Itajaí. Em Itaiópolis, há décadas todos chamam de rio Itajaí. Mas ao consultar os mapas descobri que este rio tinha outro nome, rio Hercílio. Nome que algum político usou para homenagear um ex-governador de Santa Catarina.


Há um nome alternativo que alguns mapas trazem, "rio Itajaí do Norte". Contudo, para nós, itaiopolenses, é "rio Itajaí", e pronto! Passei os melhores momentos da minha vida apreciando este rio e sua mata ciliar.

O único problema é que ele é bem distante do centro de Itaiópolis, cerca de 30 km. Mas ficava bem isolado com sua bacia hidrográfica ingralmente preservada, com baixa ocupação humana. Devido a esta distância, eu só podia ir lá poucas vezes. Meus irmãos me levavam a partir dos meus 9 anos de idade, quando eles iam pescar. Eles precisam de alguém para limpar os peixes, buscar água para o rancho e cuidar do jipe quando eles iam para outros pontos do rio, mais afastados do rancho.

Assim, minha vaga estava sempre garantida. Eu tinha apenas que vencer a resistência de minha mãe (eu era o caçula).


As águas do rio Itajaí eram puríssimas, bem cristalinas e muito abundantes em peixes, como mandi, jundiá, bagres, cascudos (dos grandes) e lambaris. Foi neste cenário que eu aprendi a nadar e também quase morri afogado. Fui salvo quando estava no último suspiro.

O rio Itajaí tem corredeiras muito fortes e algumas áreas de remanso, que forma grandes poços, com mais de 150 metros de largura em alguns trechos. Meus irmãos haviam me alertado para que eu nadasse somente num canto da margem. Então, como toda a criança, eu estava me divertindo muito ali, mas estava perdendo a graça ficar só naquele cantinho. Resolvi me aventurar um pouco além. A corredeira me arrastou para o centro do poço e eu comecei a gritar por socorro. Se não fosse a habilidade e o vigor físico de um dos meus irmãos...

Defendendo o Rio Itajaí
Porém, já naquela época eu comecei a ver coisas erradas acontecendo no rio Itajaí. Estavam derrubando a mata ciliar para fazer carvão. Os pinus vieram mais tarde. Nesta época, só se fazia o extrativismo em Itaiópolis, de madeira e erva mate. O carvão foi uma novidade que apareceu por lá. Lembro-me bem naquela época, início dos anos 70, todos já sabiam que era proibido por lei desmatar as margens dos rios e terrenos com forte declividade.

O que me deixava mais indignado e angustiado, pois além da destruírem a natureza estavam desrespeitando as leis. Era um empresário de Itaiópolis que fazia isso, que já faleceu. Por ironia, seu filho continua esta obra, tendo já devastado uma imensa área, com mais de 7 km de mata ciliar, para implantar reflorestamentos de pinus/eucalipto. E só foi autuado há pouco tempo, quase 40 anos depois da motosserra roncar ali pela primeira vez.
Lajes do rio Itajaí, em Itaiópolis (SC): a melhor “praia” do mundo! Foto: 09/05/2003

Fui embora de Itaiópolis para estudar e fiquei muitos anos sem visitar aquele paraíso, isto é, o rio Itajaí e as matas preservadas dos morros e vales. Quando comprei meu primeiro carro, resultado de meu trabalho como pesquisador, a primeira viagem foi rever aquela paisagem.
Para minha surpresa – e felicidade -, ainda não tinham conseguido acabar com tudo. Mas a água do rio Itajaí estava bastante turva.

Comecei a freqüentar a região com freqüência e ver que a destruição estava intensa, que continuava um lugar sem lei. Então, comecei a enviar denúncias insistentes para o IBAMA. E, finalmente, depois de tantos anos, pela primeira vez, a fiscalização do IBAMA-SC colocou os pés nesta região do alto vale do rio Itajaí.

E os primeiros devastadores começaram a ser punidos. Isso foi em 2004. A Elza sempre me acompanhava nestas aventuras. Ela gostava muito de praia e eu consegui convencê-la que as lajes do rio Itajaí era o melhor lugar do mundo para tomar sol. Então, ela não fazia objeção em trocar a praia pelas lajes do rio Itajaí.

Numa dessas excursões, ficamos na casa dos pais de uma amiga, na localidade Barra da Prata. Nesta localidade, fomos explorar as margens do Itajaí e encontramos uma armadilha para capturar lambaris numa pequena queda do rio Itajaí. Alguém tinha abatido recentemente duas árvores bem altas e grossas, de tronco reto (repletos de orquídeas, bromélias e outras epífitas) que ficaram atravessados sobre as rochas expostas no leito do rio, servindo de suporte para uma tela de aço de malha bem fina, com vários metros de comprimento. Funcionava como gigantesca peneira, que filtrava quase todo o volume de água do rio Itajaí, capturando todos os lambaris e outros peixes, grandes e pequenos que transitassem por aquele trecho do rio.

Aplicando uma força do além, com ajuda da alavanca improvisada, eu consegui rolar os troncos que estavam apoiados sobre as rochas, e toda aquela engenhoca foi arrastada pela corredeira rio abaixo, para fundo do poço. E, pronto! Missão cumprida. Desfeita mais uma sacanagem contra o rio Itajaí, contra a natureza. A operação durou umas duas horas.
O autor, Germano Woehl Jr., nadando no rio Itajaí, na localidade Barra da Prata, em Itaiópolis (SC). Foto de 09/05/1993. Reencontro com o rio depois de vários anos.

Uns 300 metros abaixo do local da armadilha, a Elza achou uma laje apropriada e ali deitou-se para se expor ao sol. Quanto a mim, depois de tanto nadar no rio Itajaí, resolvi subir numa árvore. De repetente, apareceram dois caras, fortemente armados.

Cada um portava uma espingarda e uma faca na cinta, mas um deles tinha também um revólver 38 na cinta e uma cartucheira presa ao corpo como os cangaceiros usavam. Eles vieram direto em minha direção e passaram pela Elza como se ela estivesse invisível.

Tratei de descer rapidamente da árvore e quando eles chegaram, eu já estava no chão. Estavam furiosos e aos gritos, muito nervoso, o mais velho colocou a mão no revólver e disse: "quero saber quem foi o desgraçado que retirou a tela".

Bom, aí é uma longa história de como eu consegui convencê-lo que não havia a menor possibilidade de ser eu. No final da abordagem, de forma muito gentil, convidou-me para tomar um chimarrão na casa dele. Eu não aprecio chimarrão, mas, naquelas circunstâncias, eu aceitei prontamente o convite como um cara que aceita um copo de água fresquinha depois de atravessar um deserto sem ter encontrado água para beber.
No caminho de volta para a casa onde estávamos hospedados, fomos tomar chimarrão na casa do sujeito. Conversamos a tarde toda como se fossemos velhos amigos.

Quando chegamos à casa da nossa anfitriã contamos a história. Ela ficou muito apavorada, em estado de choque. Revelou que o sujeito já havia assassinado 3 pessoas na localidade e uma semana antes, haviam assassinado um filho dele.
Acrescentou ainda, que todo mundo estava com muito medo porque ele poderia matar alguém por qualquer motivo. Já imaginou se ele me pega desmanchando aquela armadilha? É que nossos valores eram bem diferentes.

Eu estava – e estou – determinado a defender o rio Itajaí, que sempre esteve indefeso nas mãos dos agressores. Também, avaliei mal a reação de um infrator que derruba duas árvores muito mais velhas do que ele, numa área de preservação permanente, calculando para elas tombarem sobre o leito do rio, para cometer outro crime de pesca predatória.

Achava que um sujeito desses teria vergonha de se apresentar, mesmo com um revolver na cinta. Lembrando que a famosa enchente de 1983 que devastou Blumenau, ceifando a vida de centenas de pessoas, foi justamente conseqüência do desmatamento nas cabeceiras do rio Itajaí e foi estes troncos e galhadas no leito do rio que arrebentaram todas as pontes ao represarem a água e este represamento amplificou o efeito devastador da enchente.

Germano Woehl Jr. Instituto Rã Bugio

QUE AS NARRATIVAS DO CIENTISTA E PESQUISADOR GERMANO WOEHL JR (FÍSICO TAMBÉM) SIRVA DE INCENTIVO PARA QUE POSSAMOS DEFENDER NOSSOS MARAVILHOSOS RIOS, RIBEIRÕES E CÓRREGOS EM NOSSAS COMUNIDADES!
(Prof. Jarmuth Andrade)

3 comentários:

  1. Germano Woehl Jr. estudamos juntos, nos anos 70 no Col. Virgilio Varzea, Saudades desse homem espetacular, estudioso, o melhor aluno do colegio, Um grande amigo, sempre soube respeitar a todos e a natureza, que DEUS sempre abençoe sua vida, um abraço c/ muitas saudades, de Celso Andre Woiciechovski-Jacare- Redençao-Pa.

    ResponderExcluir
  2. Oi, fui criado neste lugar,sempre que posso vou até ai.Parabéns pelo trabalho que estão fazendo.
    (Moacir Socreppa)

    ResponderExcluir
  3. Parabéns ao Germano Woehl Jr. e à sua companheira Elza.
    Lamento não ter conhecido antes o SOS RIOS DO BRASIL. É UM ESPETÁCULO, MUITO BOM MEEESMO. ESTÃO DE PARABÉNS TAMBÉM.
    Cheguei ao blog, via a coluna do Marcos Sá Corrêa, do Estadão, "Para não falar da campanha".
    Falou de coisa muito melhor: falou do Germano Woel Jr.
    Gostaria de saber de seu trabalho em Araquari e Guaramirim, naquelas restingas que já foram belas, mas a ganância de alguns teima em destruir. Se ele tiver conhecimento desta minha mensagem, será que poderia mandar-me cópia do que enviou ao Marcos Sá Corrêa? Quem sabe, seu endereço eletrônico?
    Mais uma vêz, parabéns a todos, especial ao Germano.
    Um abraço
    Arnaldo Schmitt Jr.
    Engº Agrônomo que, como Prefeito de Itajaí, enfrentou as duas grandes enchentes de 1983 e 1984, e acompanha com interesse os trabalhos que vêm sendo realizados para uma mudança preservacionista.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br