Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

16 de agosto de 2008

I SEMINÁRIO DE GESTÃO AMBIENTAL DO NORTE DE MINAS

Com 352 mil habitantes, Montes Claros é a 6ª mais populosa cidade de Minas

1. Justificativa
A gestão dos recursos naturais se insere como uma necessidade cada vez mais presente no contexto do desenvolvimento social e econômico, considerando-se o grande contingente populacional e os problemas ambientais decorrentes das demandas humanas.
Gerar e divulgar conhecimentos e tecnologias favorece construir uma sociedade equilibrada com o ambiente natural, imprescindível para o desenvolvimento sustentável.

A região Norte de Minas Gerais possui peculiaridades geológicas, climáticas, biológicas e sócio-culturais, com dimensão territorial e significativa população de potencial econômico, que enseja a necessidade de discutir ações e políticas relacionadas à gestão ambiental em seu contexto.

Os problemas ambientais decorrentes de pressões antrópicas relacionadas ao desmatamento, monoculturas, uso inadequado e poluição das águas, problemas urbanos relacionados ao crescimento desordenado das cidades, dentre outros, demandam soluções, sem as quais, o desenvolvimento regional estará comprometido.
O I Seminário de Gestão Ambiental do Norte de Minas a ser realizado nos dias 29, 30 e 31 de outubro 2008, oferecerá oportunidade de reunir técnicos, gestores ambientais do setor público e privado, representantes de movimentos sociais, de organizações não governamentais, órgãos governamentais, pesquisadores, professores e acadêmicos, no objetivo da divulgação científica e discutir a gestão ambiental no Norte de Minas Gerais.

Contribuirá para qualificar profissionais e acadêmicos, através da troca de informações entre os participantes, apresentação de trabalhos científicos, debates, na aquisição e ou atualização de conhecimentos em áreas específicas através de minicursos. O seminário propiciará divulgação científica sobre o meio ambiente regional, os processos da educação ambiental, sistemas das políticas públicas e a gestão ambiental nas empresas.

A Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes (foto), instituição pública de ensino, pesquisa e extensão, alcança mais de 336 municípios do Norte, Noroeste de Minas, Vales do Jequitinhonha e Mucuri, e Sul do Estado da Bahia com uma clientela potencial ultrapassando os dois milhões de habitantes.

2. Objetivos
- Apresentar e discutir as questões ambientais atuais no espaço Norte de Minas Gerais;
- Divulgar conhecimentos científicos e tecnológicos relacionados à gestão ambiental;
- Discutir sobre a responsabilidade social e intelectual do gestor ambiental;
- Promover a integração acadêmica, estreitar o relacionamento entre universidades, órgãos
públicos, instituições de pesquisa, empresas, comunidades e profissionais da área.

3. Público Alvo
- Gestores e dirigentes de empresas e órgãos públicos com interface na área ambiental;
- Organizações não governamentais, representantes dos movimentos sociais e ambientais;
- Acadêmicos de Gestão Ambiental e Ecologia, Ciências Biológicas, Agronomia, Geografia, Engenharia Ambiental, Engenharia Química, Professores e Pesquisadores das diversas instituições de ensino;

4. Divulgação de Trabalhos Científicos
Serão divulgados 100 trabalhos científicos submetidos, relacionados nas áreas da gestão ambiental, em Resumo Simples ou Expandido, selecionados por uma equipe de consultores, compilados e publicados nos anais do evento e na forma oral ou de pôster.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA GERAL
Campus Universitário Prof. Darcy Ribeiro – LAM DBG/ CCBS
Av. Ruy Braga S/N, Vila Mauricéia, Montes Claros/ MG – CEP 39.401 089
telefone: (0xx38) 32298154

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br