Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

7 de agosto de 2008

OPERAÇÃO "PORAQUÊ" NA AMAZÔNIA

Marinha participa de Operação militar na Amazônia

A Marinha do Brasil iniciou no dia 5 de agosto sua participação efetiva na Operação Combinada “Poraquê”, realizada em conjunto pelas três Forças Armadas na Amazônia, sob a coordenação do Ministério da Defesa.
O Comandante do “Comando Combinado Amazônia”, General-de-Exército Augusto Heleno, Comandante Militar da Amazônia, foi a bordo do Navio-Patrulha Fluvial (NPaFlu) “Raposo Tavares” para presenciar a partida da “Força Combinada Solimões”, parcela de meios da Marinha do Brasil presentes na Operação e Comandada pelo Vice-Almirante Pedro Fava, Comandante do 9º Distrito Naval.
A “Poraqüê” é um exercício cuja principal finalidade é aperfeiçoar o treinamento em conjunto, para a atuação de forma coordenada e eficaz em conflitos convencionais no ambiente da Amazônia. A Operação se estenderá até o dia 15 de agosto e, além das ações operativas, também terá Ações Cívico-Sociais, contribuindo para a presença das Forças Armadas na área do exercício.

Entenda a Operação
No período de 04 a 15 de agosto, o Ministério da Defesa realiza um exercício combinado na Região Amazônica denominado Operação Poraquê.
Cerca de 5.300 militares da Marinha, do Exército e da Força Aérea estarão participando da operação nos municípios de Manaus, Presidente Figueiredo, Velho Airão, Barcelos, Novo Airão e São Gabriel da Cachoeira, no Estado do Amazonas, e Caracaraí e Rorainópolis, no Estado de Roraima. A Operação é uma simulação de uma guerra convencional

Confira os objetivos da Operação Poraquê:
- treinar os Comandos e Estados-Maiores no planejamento, comando, controle e execução de Operações Combinadas, em um cenário de conflito armado convencional no ambiente amazônico; - realizar o treinamento combinado, nos níveis operacional e tático, em situações específicas, visando à operação integrada das forças naval, terrestre e aérea;
- efetivar ações que envolvam o combate convencional em área de selva, tais como: operações ribeirinhas, aeromóveis e aeroterrestres, controle de área ribeirinha, patrulha em águas jurisdicionais do país, coordenação do espaço aéreo e interdição do apoio externo.


AÇÕES CÍVICO-SOCIAIS (ACISO)
Durante a Operação Poraquê, serão realizadas Ações Cívico-Sociais (ACISO), para contribuir com a intensificação da presença do Estado e das Forças Armadas na área de operações do exercício (Calha do Rio Negro, localidades de Balbina, Novo Airão, Jundiá e áreas adjacentes).
As ACISO incluirão atendimentos médico-odontológicos realizados pelos Navios-Hospitais da Marinha (Navio de Assistência Hospitalar “Oswaldo Cruz”e Navio de Assistência Hospitalar “Dr. Montenegro”), por militares dos Corpos de Saúde do Exército e da Força Aérea Brasileira, com o apoio da estrutura de saúde do estado do Amazonas e dos municípios da área da Operação, além de atividades cívicas junto as escolas da região e de cidadania junto a população.
A Operação Poraquê conta com a participação da PETROBRÁS e da MANAUS ENERGIA, empresas que atuam como parceiras das Forças Armadas nessa operação. VEJA MAIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br