Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

27 de agosto de 2008

PANTANAL: PRODUÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEIS OU PRESERVAÇÃO?

Marina Silva: 'Ecossistema do Pantanal é muito frágil'

JC da SBPC de 27/08/08

Tudo o que se fizer lá pode contaminar a água lá embaixo, na planície”, diz ex-ministra

A ex-ministra do Meio Ambiente e senadora Marina Silva (PT-AC) afirmou ontem que o possível avanço dos canaviais na Bacia do Alto Paraguai poria em risco todo o ecossistema do Pantanal:— As terras do planalto pantaneiro são frágeis.

Tudo o que se fizer lá pode contaminar a água lá embaixo, na planície. O ecossistema do Pantanal é muito frágil. Não deve haver nenhum tipo de expansão da cana.
O Brasil não pode se transformar na Opep dos biocombustíveis.

Doutor em gestão de recursos hídricos pela USP, o diretor da ONG Ecoa, Alcides Faria, criticou as declarações do ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes.— Tanto a planície quanto o planalto do Pantanal ficam na Bacia do Alto Paraguai. A expansão da cana nessa região pode contaminar com vinhoto as águas que nascem no planalto e descem para a planície pantaneira.

Além disso, ao permitir a abertura de canaviais em terras que hoje são ocupadas por pasto, o governo vai aumentar a pressão da pecuária sobre a planície do Pantanal. É a mesma dinâmica do desmatamento da Amazônia, onde o gado chega antes e a lavoura depois — explicou o especialista da USP.

Marina Silva disse ainda que o governo deve impedir qualquer plano de expansão do cultivo de cana na Amazônia.A ampliação da produção de cana para produção de biocombustível foi um dos temas que contribuíram para a queda da ex-ministra.Marina se opunha a permitir o avanço das propriedades destinadas à plantação de cana na Região Amazônica e também no Pantanal. Em 2005, ela comprou briga com o governo do Mato Grosso do Sul ao se opor ao aumento da área cultivada de cana na região pantaneira. Fonte: (O Globo, 27/8)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br