Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

8 de agosto de 2008

RECUPERAÇÃO TOTAL DO RIO DAS VELHAS ATÉ 2010

Rio das Velhas - Minas Gerais
Projeto Manuelzão apresenta Meta 2010 no IV CICES
7/8/2008
O Projeto Manuelzão da UFMG divulgará novos dados sobre a Meta 2010, que propõe navegar, pescar e nadar na bacia do Rio das Velhas até o ano de 2010.

O biomonitoramento atualizado do rio será divulgado durante o IV Congresso Ibero-Americano de Controle de Erosão e Sedimentos, que acontece até o dia 08 de Agosto, no Minascentro, em Belo Horizonte.
O biomonitoramento realizado no Rio das Velhas mostra uma melhora significativa na qualidade da água. A análise é feita observando os peixes e bentos na água.

“Percebemos que o peixe Dourado, por exemplo, que é muito exigente com relação aos nutrientes e oxigênio, já avançou no rio em cerca de 200 km”, afirma Rogério Sepúlveda, um dos coordenadores do projeto. Também foi observada maior diversidade de bentos, que aponta um ambiente mais estável.

A Meta é a proposta de conseguir reenquadrar o trecho do Velhas que passa pela região metropolitana para classe II. Essa classificação é a de águas destinadas ao abastecimento doméstico após tratamento convencional, a atividades de lazer (natação, esqui aquático e mergulho), à irrigação de hortaliças e plantas frutíferas; e à criação de peixes (aqüicultura).

Uma equipe formada por estudantes da UFMG, biólogos e demais integrantes do projeto Manuelzão, estarão no estande da SISEMA (Sistema Educacional de Meio Ambiente), com mais de 40 m², passando informações aos interessados, com apoio de banner, revista informativa e uma maquete da bacia hidrográfica do Rio das Velhas, mostrando as cidades por onde o rio passa e seus afluentes.
Especialistas de toda a América Latina, além dos países ibéricos (Portugal e Espanha), estão em Belo Horizonte esta semna participando do IV CICES – Congresso Ibero-Americano de Controle de Erosão e Sedimentos. O evento é promovido pela Associação Internacional de Controle de Erosão (IECA).
Informações para imprensa:Maíra Rolim – Assessoria de Imprensa
Fonte: JMAmbiente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br