Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

10 de setembro de 2008

BAÍA DE GUANABARA EM "ALERTA"

"Imagens do Globocop mostram a mancha saindo de uma plataforma que está ancorada ao lado de dois rebocadores, em frente à Praia da Ribeira, na Ilha do Governador." (Vídeo)

Rebocador a serviço da PETROBRAS, causa acidente AMBIENTAL na Baía de Guanabara.

DENÚNCIA DA ONG GRUPO HOMENS DO MAR
From: Alexandre Anderson <grupohomensdomar@gmail.com>
Date: 2008/9/10
Subject: Rebocador a serviço da PETROBRAS, causa acidente AMBIENTAL na Baía de Guanabara.
To: homensdomar@yahoo.com.br

Na tarde do dia 03/09/2008, afundou o Rebocador de nome "POSSANTE RIO", que presta serviço para PETROBRAS, no Projeto GNL/BAÍA DE GUANABARA. Após ir ao fundo desprendeu grande guantidade de óleo, ocasionando uma enorme mancha podendo ser vista a grandes distâncias.

Agravando aínda mais o acidente, só após 24:00 horas, o vazamento foi contido, sendo que dentro das primeiras 12:00 horas, não foram vistas nenhuma equipe de Emergência da PETROBRAS, no local do acidente, para debelar o vazamento, foi avistada, somente uma Plataforma de nome "DIALCAR", que também presta serviço no Projeto GNL/PETROBRAS.


Plataforma Dialcar a serviço da Petrobrás na Baía da Guanabara

Mais uma vez assistimos, com indignação a mais esse acidente na nossa tão castigada Baía de Guanabara, e nos sentimos indefesos pois os orgãos que deveriam fiscalizar, somente omitem e tentam esconder os verdadeiros culpados.Podemos contar somente com o nosso Poder Judiciário atrávés do Ministério Público, para recorrer, e a mídia em informar a todos tanto discasso ao MEIO AMBIENTE, não só com a Baía de Guanabara, mais também com aqueles que dela vivem, e buscam o seu tão difícil sustento.
A preocupação inicial logo deu lugar a um clima de profunda insatisfação entre os PESCADORES, uma vez que há estimativas de perda superiores à 50% no seus rendimentos devido à atuação de Empresas Petrolíferas na região.

" Art. 225. Constituição Federal. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defênde-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações."

Olá Alexandre !
Jonas (pescadoresdaguanabara@bol.com.br) enviou esta reportagem a você!
MENSAGEM: Mancha de Óleo na Baía de Guanabara.
Duas manchas de óleo apareceram na Baía de Guanabara esta manhã

Leia a reportagem e veja o Vídeo do RJTV
Fonte: [ © Copyright 2008 - Globo Comunicação e Participações S.A. ]

Enviado por ALEXANDRE ANDERSON
ONG GRUPO HOMENS DO MAR - RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br