Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

17 de setembro de 2008

BRASIL É CENSURADO NO TRIBUNAL DA ÁGUA NA GUATEMALA

Corte do Tribunal Latinoamericano da Água (TLA)

Tribunal ambiental internacional censura o Brasil pelas hidrelétricas do Madeira

18/9/2008
Bruno Calixto

São Paulo, SP - O Tribunal Latinoamericano da Água (TLA), reunido na Guatemala nos últimos dias 11 e 12 de setembro, proferiu uma resolução censurando o governo brasileiro pela construção das Usinas Hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau, no rio Madeira, em Rondônia.

O TLA decidiu depois de analisar a denúncia feita pela Associação de Defesa Etno-Ambiental Kanindé e considerou que as usinas implicam em uma destruição ambiental de magnitude imprevisível, colocando em risco o bem-estar físico e social das populações das regiões afetadas pelas obras.
Além disso, a sentença também censurou o governo brasileiro por ignorar os direitos indígenas e por não considerar os impactos dos empreendimentos fora das fronteiras do país.

O TLA ainda faz recomendações ao governo do Brasil, a começar por suspender as licenças para a construção com base no Princípio Precatório. Esse princípio, comum nas legislações ambientais, diz que se deve suspender ou cancelar atividades da qual não se existe certeza em relação aos seus impactos no meio ambiente.

A sentença também pede que o governo brasileiro respeite a Constituição Federal no que diz respeito aos direitos dos povos indígenas, que efetue estudos de impacto com a participação das populações indígenas e ribeirinhas locais, e que considere os impactos destes projetos em território boliviano.

Denúncia
A denúncia foi feita pela Associação Etno-Ambiental Kanindé, que recorreu a um tribunal ambiental internacional por acreditar que se esgotaram todas as possibilidades de recorrer em instâncias nacionais. A Kanindé denuncia o fato de existir, na área de impactos das usinas, grupos de índios isolados, cuja terra indígena não foi demarcada. As obras trariam grandes danos a essas tribos.

O TLA é uma instância de justiça ambiental sem jurisdição estatal, o que significa que suas decisões não têm poder coercitivo. A Kanindé tem a expectativa, entretanto, que o julgamento possa ajudar na pressão internacional contra as obras das hidrelétricas, e que o governo brasileiro e a Integração da Infra-estrutura Sul Americana (IIRSA) possam ser acionados em uma corte internacional para responder contra as acusações e serem levados a suspender as obras.

Leia a sentença na íntegra (em espanhol)

Fonte: Amazonia.org.br/Vilmar Berna - Portal do Meio Ambiente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br