Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

19 de setembro de 2008

LIMPANDO NOSSAS ÁGUAS, PRAIAS E OCEANO (IX) - 2008

Banho do Prata - Rio da Prata - Japaratuba (SE)
Dia Mundial de Limpeza de Praias será no dia 20 de setembro

Evento movimenta toda JAPARATUBA (SE)

Esse ano, o Dia Mundial de Limpeza de Praias será no dia 20 de setembro. Menos lixo nas praias, mais alegria pra todos, porque os seres vivos do oceano agradecem. O município de Japaratuba está incluído na limpeza, conforme garante o coordenador de meio ambiente da Prefeitura, Ronaldo Silva. "Essa é a segunda vez que a Prefeitura de Japaratuba participa do evento", diz ele.

O Dia Mundial de Limpeza de Praias é um dos programas internacionais de meio ambiente mais inspiradores e efetivos do mundo. É um programa sem fins lucrativos que promove atividades ambientalistas ao redor do mundo durante o terceiro final de semana de setembro de cada ano. Voluntários trabalham juntos em sua própria comunidade para realizar atividades ambientalistas, unindo grupos que pensam o mesmo através do globo em uma limpeza massiva mundial do meio ambiente natural.

Desde o início das atividades no Brasil em 1993, cerca de 25.000 pessoas unem-se a cada ano para tratar de um dos maiores problemas ambientais dos tempos modernos: lixo no mar. Os oceanos estão cheios de detritos provenientes dos quatro cantos do planeta. "Esses detritos causam uma mortandade significativa de animais marinhos. Além disso, deixam as praias sujas, acarretando ainda mais problemas para todos nós que gostaríamos de um ambiente melhor pra se viver", diz ele.

Os voluntários fazem mais do que apenas catar lixo. Eles catalogam o que encontram em fichas padronizadas e podem rastrear a origem destes detritos. Estes dados devem ajudar os países a buscar uma saída para este problema.

Operação Limpeza

Para o professor Claudomir, Tavares, de Pirambu o mundo inteiro tem notado que, apesar da reconhecida importância do mar, estamos abusando deste precioso recurso. Com a idéia de que tudo o que desaparece nas águas não polui, transformamos algumas partes do mar em verdadeiras lixeiras, acabando com a vida marinha e com as possibilidades de uso para pesca e diversão.

Preocupados com essa situação, ambientalistas criaram campanhas mundiais de conscientização sobre a poluição marinha, como o Dia Mundial de Limpeza de Praias. Todo ano, no terceiro sábado de setembro, o Centro para a Conservação da Vida Marinha ( CMC ) e o Clean Up the World Austrália, em conjunto com universidades, associações de moradores e institutos de pesquisa, organizam uma campanha de coleta de lixo em praias brasileiras. "Neste evento, voluntários coletam, pesam e classificam o lixo em praias, rios e lagoas", explica ele.

O resultado tem sido surpreendente:

"Mostra que o plástico é o principal vilão na sujeira das praias. Quase dois terços de tudo o que é encontrado pelos voluntários é algum tipo de plástico. São garrafas de refrigerante, tampinhas, sacos, chinelos, tudo largado na areia. O pior é que tartarugas, aves, golfinhos e baleias podem confundir o plástico que fica boiando, com as lulas e águas vivas, de que eles se alimentam.", admite Claudomir.

Em 1993, uma baleia encontrada encalhada no litoral do Rio Grande do Sul tinha quase um kilo de plástico no estômago. Outros casos mais recentes são conhecidos para a Bahia e Rio de Janeiro, onde aves marinhas engoliram por engano pedaços de balões coloridos de festa. Que triste fim para estas criaturas do mar!

Programação 2008

Em Japaratuba, a catação do lixo será no Rio da Prata, famoso balneário mineral. Em Pirambu, as atividades são realizadas desde 2006, indo este ano para sua terceira edição. O Colégio Estadual José Amaral Lemos promoverá por ocasião da data, a 3ª Caminhada Ecológica, devendo percorrer ruas da cidade e recolher lixos acumulados em margens do Rio Japaratuba ou Praia de Pirambu. A ONG SOS Rio Japaratuba estará preparando uma atividade conjunta, devendo convidar as demais instituições para se integrarem. Fonte: PMJaparatuba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br