Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

11 de setembro de 2008

LIMPANDO NOSSAS ÁGUAS, PRAIAS E OCEANO (VI)

Clean Up do Lago Paranoá-DF, Brasília, DF · 30/8

Cristiano Melo · Brasília (DF)

ACONTECEU EM BRASÍLIA
Dia 30 de Agosto de 2008, às 9:00 horas, mergulhadores de Brasília, participaram do chamado Clean Up Day de águas, evento mundial que ocorre para se remover produtos industrializados submersos, ou seja, lixo.

Nesta edição, com a iniciativa do Banco do Brasil e com a participação de diversos colaboradores, como o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Loja Paranoá Divers e outros, dezenas de mergulhadores do Distrito Federal entraram na água próximo à Ponte JK para a remoção de lixo, que em outras edições já se retirou toneladas de diversos materiais, onde se pode citar como mais comuns: garrafas de plástico, latas de alumínio, pneus, e muitos escombros. Já se encontrou até arma de fogo, carrinhos de mão e pedaços de carro, quase inteiro.

Mergulhadores entrando no Lago Paranoá em Brasília

O Clean Up é uma iniciativa da sociedade organizada em todo o mundo pela limpeza das águas de nosso planeta.Apesar de ser mais simbólico, em algumas localidades se chega a retirar muitas toneladas de lixo.Aqui em Brasília, o evento ocorre constantemente e esta nova edição será ainda nesta semana.Importante ressaltar que não é só para mergulhadores, pois a família toda pode comparecer e, assim, criar uma consciência ecológica em seus familiares bem como à comunidade que habita próximo das águas. Fonte: Overmundo
Mais Detalhes
DIA DA LIMPEZALago passa por faxinaVoluntários retiram garrafas pet, pneus, papelão, madeira e outros objetos, que serão doados a cooperativas que fazem reciclagem
Reforçar a educação ambiental em relação ao lixo lançado nas praias, rios, lagos e lagoas.
Com essa proposta, mais de 400 voluntários se juntaram, ontem, para limpar o Lago Paranoá. A iniciativa faz parte das comemorações do Clean Up The World Day, o Dia da Limpeza.
A ação contou com a participação de mergulhadores do Corpo de Bombeiros, administrações do Lago Sul e Candangolândia, Serviço de Limpeza Urbana (SLU), entre outros parceiros.
O Jornal de Brasília também deu sua contribuição com o evento, e aproveitou a ocasião para lançar o projeto "Você Repórter". A idéia é aproximar o JBr, Na Hora H! e o clica brasília.com.br dos leitores do Distrito Federal e do Entorno.

O mutirão da limpeza durou toda a manhã.
Os voluntários retiraram das águas e das margens do Lago centenas de garrafas pets, pneus de carros, papelão, madeira, copos plásticos e diversos outros objetos.
Maria Amélia, agente socioambiental da Organização Não Governamental (ONG) Ecoatitude, disse que, apesar de ainda ser grande a quantidade de lixo jogada nos rios e lagos do DF, houve um significativo avanço em relação aos dois últimos anos. Em 2005, por exemplo, o Clean Up the World, recolheu 2,2 mil quilos de lixo nos rios e lagos do DF.
No ano passado, o número chegou a 1,8 mil quilos de sujeira e, ontem, a quantidade recolhida ficou em 1,5 mil quilos.
"A cada ano, fazemos o mesmo esforço e menos lixo é recolhido. A população está se conscientizando e ações como essas ajudam a reforçar a idéia de preservação dos nossos rios e lagos", disse Maria Amélia, satisfeita com os resultados. Fonte: Jornal de Brasília - Veja Mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br