Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

19 de setembro de 2008

LIMPANDO NOSSAS ÁGUAS, PRAIAS E OCEANO (XX) - 2008

Niterói - Foto Natalie Santos
Niterói realiza Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias

18/9 - O Dia Online

Rio - O "Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias", que tem como objetivo conscientizar pessoas sobre um grande problema mundial - o lixo no mar -, acontece no dia 20 de setembro, das 8h às 12h. Pelo 11º ano consecutivo, a Fundação Municipal de Educação (FME) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, com outros órgãos da Prefeitura de Niterói, realizarão o evento, que acontece simultaneamente em mais de 120 países.

No ano passado o "Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias" reuniu cerca de 3.500 voluntários em vinte praias e nas duas lagoas da cidade. Os voluntários participaram das seguintes atividades: coleta de lixo na faixa de areia, distribuição de panfletos informativos à população, inventário dos itens encontrados e fotos.

Em 2008 toda a região oceânica da cidade será beneficiada, como as praias de Piratininga, Itacoatiara, Camboinhas e Itaipu, além de outros locais como as praias de Icaraí e das Flechas. Alunos e professores da Rede Municipal de Educação participam da ação, que espera recolher cerca de duas toneladas de lixo nas praias e lagoas niteroienses.

O "Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias" é coordenado mundialmente pelo Center for Marine Conservation, cuja sede fica em Washington. A ação objetiva a educação ambiental da população sobre os perigos da presença do lixo nos ecossistemas marinhos e a obtenção de dados sobre a quantidade de lixo presente nos oceanos, praias e lagoas.

A mobilização de voluntários garante a coleta de grande quantidade de lixo em um único dia nas praias de todos os continentes. "O sucesso deste Programa está diretamente associado à sensibilização e conscientização da população sobre o problema do lixo no mar. Quanto maior a participação voluntária no dia mundial de limpeza de rios e praias maior a responsabilidade social e ambiental", avalia Sonia Rodrigues, Coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da FME.

A ação, que não tem fins lucrativos, mobiliza milhares de pessoas todos os anos em todo o planeta. Ela é realizada com o apoio da Coca-Cola, que participa do evento desde 2000, em parceria com universidades, escolas, associações de moradores, organizações não-governamentais (ONGs), escoteiros, esportistas, entidades comunitárias, entre outras.

Os relatórios do lixo coletado no projeto seguem para a coordenação nacional, onde são documentados por fotos e enviados a uma coordenação internacional, que adota medidas para minimizar os impactos dos resíduos sólidos no ecossistema marinho. Fonte: O Dia Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br