Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

27 de setembro de 2008

ROMARIA DAS ÁGUAS NO RIO DOS SINOS (RS)

Corpo de Bombeiros marcou a chegada da Romaria das Águas a Sapucaia do Sul, nesta quinta-feira. A recepção ocorreu à tarde, no Pesqueiro, bairro Colonial, depois da turma do remo ter feito em 1 hora e 40 minutos o trajeto desde São Leopoldo. A solenidade teve a presença de estudantes, professores, autoridades, imprensa e contou ainda com a participação do irmão marista Antônio Cechin, idealizador da Romaria.
Cechin fez a bênção aos participantes utilizando água das nascentes do Sinos e doou à região uma imagem de Nossa Senhora Aparecida. A santa agora acompanhará as águas nas próximas etapas da Romaria, em Esteio e Canoas, e na chegada a Porto Alegre, no dia 12 de Outubro.


Peregrinação com água das nascentes chega a Sapucaia

Por Comite Rio dos Sinos
26 de Setembro de 2008

Apoiadores desta atividade: REFAP S/A, Ministério do Meio Ambiente e prefeituras

Romaria cumpre a etapa
sapucaiense das águas

“Não deixem morrer meu rio, me ajudem por favor...” A intérprete Daniela Correa, de 8 anos, deu voz de menina à música Súplica do Rio, do compositor porto-alegrense Paulinho Pires, nesta quinta-feira (25 de setembro).
E foi um dos destaques da solenidade que marcou a chegada da Romaria das Águas a Sapucaia do Sul, no Pesqueiro (Rua Cordão s/nº, Bairro Colonial).
A movimentação começou pouco depois das 15 horas, com a chegada da procissão fluvial de remadores, que trouxe de São Leopoldo a garrafa com as águas das nascentes do Rio dos Sinos. Caiaques, canoas e uma lancha do Corpo de Bombeiros percorreram em 1 hora e 40 minutos o trajeto desde a Ponte 25 de Julho, em São Leopoldo.

A cerimônia contou com a presença de estudantes e professores das escolas Hugo Gerdau, Primo Vacchi, Otaviano e Olaria Daudt, além de ambientalistas e autoridades municipais de Sapucaia e São Leopoldo. A programação teve ainda a presença do irmão marista Antônio Cechin, idealizador da Romaria, que abençoou os participantes aspergindo parte da água das nascentes. “O primeiro dilúvio da história foi de água. O segundo, será de plástico”, comentou Cechin, fazendo um paralelo entre a história bíblica de Noé e a arca com a poluição jogada nas águas hoje em dia.

O irmão marista também doou uma imagem de Nossa Senhora Aparecida à Bacia do Sinos. Imagem que, a partir de agora, deverá acompanhar a água das nascentes na Romaria, que termina dia 12 de outubro, em Porto Alegre. As próximas etapas da peregrinação, antes de chegar à capital gaúcha, ocorrerão em Esteio (29 de setembro) e Canoas (2 de outubro).

Na Bacia do Rio dos Sinos, a Romaria tem como tema A Mata Ciliar e a Biodiversidade. Depois da solenidade de acolhida no Pesqueiro, a água das nascentes e a imagem doada pelo irmão Cechin foram levadas em procissão por terra até a Escola Estadual de Ensino Fundamental Olaria Daudt.

A programação da Romaria das águas no município prevê atividades na escola até o início da tarde de sexta-feira, quando a água abençoada das nascentes segue para a associação rural de Sapucaia do Sul. Já no sábado pela manhã, a movimentação será no calçadão da cidade, com exposição de trabalhos escolares e apresentações artísticas sobre a importância das águas. Às 11 horas, a água e a imagem da santa seguem para a Igreja Nossa Senhora da Conceição, onde será tema da missa das 18h30. Às 20 horas, a peregrinação segue para o bairro Piratini, para a abertura da missa na Igreja São Miguel (próxima ao Corpo de Bombeiros).

No domingo, a água e a imagem de Nossa Senhora estarão na missa da Igreja Sagrado Coração de Jesus, no bairro Cohab. Na segunda-feira, a Romaria terá atividades pela manhã na Escola Estadual Vila Prado. Às 13h30, os estudantes levam a água das nascentes de volta ao Pesqueiro, onde a romaria das águas parte para a etapa de Esteio.

Na Bacia do Sinos, a coordenação está a cargo do Instituto Gaúcho de Estudos Ambientais (InGá) e do Comitesinos. São parceiros da iniciativa a Associação Trescoroense de Canoagem (Asteca), Movimento Roessler para Defesa Ambiental, UPAN, Projeto Mira Serra e as escolas-pólo de municípios parceiros do Projeto Dourado. Fonte: Comitesinos



Acompanhe a Romaria das Águas no Rio dos Sinos - click aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br