Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

26 de setembro de 2008

SEMANA DA ÁRVORE 2008 - Comemorada na Escola Classe da 304 Norte - Brasília

As fotos de Brasília mostram muitos gramados e poucas árvores...

Plantio de Baru em comemoração ao dia da Árvore

26/9/2008
Caros pais, alunos e amigos da EC304N,
na segunda-feira 22/09/08 foi plantado coletivamente por 290 alunos, 20 servidores, professores e assistentes e 108 pais, amigos e alunos do jardim uma muda de baru, uma árvore do cerrado, muito útil, que não perde as folhas e produz uma castanha muito nutritiva.
Vejam anexada a notícia publicada no site do IBRAM, Instituto Brasília Ambiental, cujo Presidente, Prof. Gustavo Souto Maior, veio participar do plantio.
Fizemos no mutirão de sábado mais duas covas onde devem ser plantadas 2 mudas, umas de ipê amarelo e outra de ipê rosa. o local escolhido com a Novacap foi a entrada da quadra, em um canteiro logo após a banca de jornal.
Abraços, Eric Fischer
Fonte:http://www.ibram.df.gov.br/

Escola Classe da 304 Norte comemora Dia da Árvore
23/09/2008
Durante todo o dia de ontem (22), a Escola Classe da 304 Norte comemorou o Dia da Árvore, celebrado no domingo passado (21), e envolveu alunos, seus pais, professores e como convidado especial, o presidente do Instituto Brasília Ambiental, Gustavo Souto Maior, que participou do plantio de uma espécie nativa do Cerrado, o Baru, cujo fruto, uma castanha, é muito utilizada na culinária da região.

O presidente do IBRAM conheceu os projetos de educação ambiental desenvolvidos pela direção da escola, em parceria com a Associação de Pais e Mestres e com a participação dos alunos, estudantes da 1ª a 4ª série do ensino fundamental. Um desses projetos incentiva a separação do lixo doméstico e consiste nos alunos trazerem de casa materiais reaproveitáveis descartados no lixo, como garrafas de pet e outras embalagens já lavadas e prontas para serem recicladas em processos industriais. O ano passado, a escola recolheu duas toneladas de lixo e apurou R$ 250,00 para a associação.
"É pouco, mas representa um processo da educação ambiental entre os pais e alunos, ensina a responsabilidade social, gera um bom clima entre a escola e as famílias dos alunos e mostra que atitudes podem contribuir para a melhoria da sociedade", disse o pai de um aluno da escola, Eric Fisher.

Entusiasmado, Fisher explicou ainda que a escola está empenhada em colocar em prática os "quatro R" - repensar, reduzir, recuperar e reciclar - necessários para a mudança de hábitos. Recentemente, criou-se mais um "R" para evitar o consumo de coisas inúteis e desnecessárias, que é o Recusar. Ele contou que a Escola trabalha assim há alguns anos e que acredita que a união de todos em torno de boas idéias é que vai permitir a conservação do planeta.

A Escola Classe da 304 Norte tem uma horta que funciona com um mutirão de pais, alunos e professores, cuja colheita - salsa, cebolinha, cenoura, alface, etc – vai para a merenda das crianças. Além disso, também fazem a compostagem com restos de alimentos orgânicos.
O presidente do IBRAM elogiou a iniciativa da Escola que conseguiu mobilizar os pais e professores na criação de uma nova mentalidade:
"A Escola está de parabéns pela iniciativa, pois no futuro estas crianças estarão preparadas para entender e se empenhar por atitudes e projetos que possibilitem uma sociedade mais justa e sócio-ambiental correta. E é uma iniciativa que deve ser seguida por todas as escolas, públicas e privadas", disse Souto Maior.
Fonte: Eric Fischer Rempe./Portal Ambiente Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br