Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

25 de setembro de 2008

SEMANA DA ÁRVORE 2008 - A importância da mata ciliar

Rio com assoreamento causado pela destruição da mata ciliar A importância da mata ciliar de nossos rios

Tribuna Popular - Jardins - MS

A mata ciliar é uma das formações vegetais mais importantes para a preservação da vida e da natureza, é também a formação vegetal que cresce as margens dos cursos d’agua.

Assim como os cílios protegem os olhos, a mata ciliar serve de proteção aos cursos d’agua. A mata ciliar forma uma grande comunidade de plantas, animais e outros organismos vivos que se interagem com outros componentes vivos. A mata ciliar é parte fundamental do perfeito e completo ecossistema natural.A formação da mata ciliar é favorecida pelas excelentes condições dos terrenos próximos dos rios.

Os rios fornecem a água e os nutrientes, que são levados através deles, se depositam em suas margens e ajudam as plantas no crescimento. Mais importante que os rios para a sobrevivência dessa vegetação. É a mata ciliar para a conservação dos rios e dos animais. A mata ciliar funciona como um obstáculo contra o assoreamento dos rios, ou seja, segura a terra e outros sedimentos das margens para que ela não caia dentro deles. Essa terra poderia matar as espécies que vivem no fundo dos cursos d’água ou torná-los barrentos, dificultando e entrada da luz solar, necessárias aos organismos que servem de alimentos aos peixes.

Quando chove, a mata ciliar também impede que uma quantidade muito grande de água caia de uma vez só no rio, e assim evita as enchentes. A água das chuvas também pode trazer diversas substâncias estranhas, como excesso de adubos, sedimentos e outros produtos químicos aplicados nas áreas de cultivo esta vegetação também retém uma parte destas substâncias, evitando a contaminação dos nossos rios.

A vegetação que se forma às margens dos rios também serve de abrigo aos animais, que podem se reproduzir ali e também se alimentar dessas plantas. Esses animais também podem utilizar a mata ciliar como um corredor entre florestas distantes entre si, sem precisar cruzar campos cultivados e, com isso, arriscar a vida por atropelamentos e caçadores inescrupulosos.

Os peixes também acabam se servindo das árvores, que fornecem alimento e cria na região do rio um clima onde são menores as variações de temperatura.Apesar de extrema importância e necessária, a mata ciliar vem desaparecendo muito rapidamente ao longo dos anos. A ocupação das várzeas por plantações e pastagens, o despejo de enormes quantidades de lixo e esgotos nos rios, a falta de planos para a utilização racional e adequada das florestas, além de agravarem o problema das enchentes, reduz a produtividade agrícola e provocam o acúmulo de material nas barragens e nos fundos dos rios.

Ao longo dos anos estamos percebendo e acompanhando a redução significativa dos espelhos d’agua dos rios Santo Antonio, dos Velhos e principalmente o Rio Miranda.Em nossa região território de Mato Grosso do Sul já se percebem uma redução no número de peixes nos rios, as dificuldades na concentração de cardumes, devido ao assoreamento. Com a diminuição da profundidade dos rios, os peixes passam a ter dificuldades de encontrar alimento, afetando também a desova completa nos períodos de Piracema, visto que é principalmente no fundo dos rios onde vivem os organismos que os peixes consomem.

O assoreamento também provoca a morte de bactérias e algas que necessitam de oxigênio e faz proliferar outros organismos que liberam substâncias tóxicas na água.O acúmulo de sedimentos no fundo também torna complicada a navegação, já que os barcos necessitam de uma profundidade mínima para não encalhar.

Tivemos a oportunidade de trabalhar neste importante rio Miranda na década de 90, navegávamos com grandes e potentes motores de popa, hoje as nossas equipes de trabalho ambiental realizam os trabalhos de fiscalização fluvial e se quer na grande maioria dos trechos pode-se utilizar motores e sim os remos e muitas vezes temos que arrastar as embarcações em função da grande escala dos assoreamentos, cuja calha não é muito profunda, a situação começa a se tornar crítica.

Durante muito tempo, aceitou-se as conseqüências da destruição das matas ciliares, porque se acreditava que esses prejuízos eram menores que os benefícios trazidos pelo progresso. Só quando se percebeu os enormes prejuízos econômicos causados por essa destruição, a sociedade passou a prestar mais atenção e até a exigir maiores cuidados com a natureza.Hoje, o Código Florestal, uma lei federal, exige a preservação da mata ciliar.

Nos locais onde ela já não existe mais, é necessário que se faça os isolamentos e a introdução de espécies vegetais daquela região ou de outra espécie adequada àquele ambiente. Ao contrário do que pensam muitos proprietários rurais circunvizinhos aos cursos d’agua, a recomposição da mata ciliar não é perda de dinheiro. Pelo contrário, é um investimento para a preservação do recurso hídrico que passa por suas terras e alimenta a sede do rebanho. (Fonte: Tribuna Popular)

Como Plantar e Preservar a Mata Ciliar - Saiba Mais -

Um comentário:

  1. Fico imensamente triste e preocupada com a situação do Rio Verde na cidade de Três Corações. será que que só eu penso nas mudanças horríveis que aconteceram, na falta que aquelas águas farão?

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br