Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

13 de outubro de 2008

CAMPANHA CÍLIOS DO RIBEIRA

Adrianópolis, no Paraná, dá início a plantio para recuperar matas ciliares

13/10/2008 - ISA
Campanha Cílios do Ribeira inicia mais um projeto-piloto de plantio. Serão 3, 8 hectares de áreas recuperadas no município paranaense com a participação de estudantes das comunidades locais.
A Campanha Cílios do Ribeira, pela recuperação das matas ciliares d Vale do Ribeira (SP e PR) realizou em 8 de outubro o primeiro plantio de mudas nativas no Paraná, em Adrianópolis.

Trata-se de mais um projeto-piloto que vem se somar ao de Ilha Comprida e Apiaí, na porção paulista do Vale do Ribeira. Aproximadamente 40 alunos das primeiras séries do ensino fundamental da Escola Municipal Valdinei José Alves da comunidade Epitácio Pessoa, e também alunos dos cursos técnicos de Produção Leiteira e Processamento Lácteo participaram do plantio.

Alunos do ensino fundamental colaboram com a Campanha plantando mudas nativas da Mata Atlântica em Adrianópolis (PR), acompanhados pela professora Maria do Carmo

A iniciativa contou com os parceiros habituais da campanha no Paraná. IAP (Instituto Ambiental do Paraná) e a Emater-PR, disponibilizaram juntos 300 mudas de espécies florestais nativas utilizadas no plantio, distribuídas em uma área de 0,15 ha.
Os técnicos da campanha e da Emater orientaram e acompanharam a realização do plantio no Rio Perão, afluente do Ribeira, na propriedade do Sr. Diocélio Cordeiro dos Santos, presidente da Associação Eco Verde. Diocélio também está iniciando um trabalho de SAFs (Sistemas Agroflorestais) em sua propriedade e revela que tem intenção e fomentar as práticas de cultivo agroecológico, consolidando a Associação Ecoverde e incentivando o manejo adequado dos modos de produção nas propriedades vizinhas.

Alunos dos cursos técnicos auxiliaram a preparar a terra para o plantio

A preparação do plantio começou com um trabalho prévio de Educação Ambiental na escola municipal. Foram realizadas conversas com as crianças nas quais técnicos da campanha e da Emater-PR com a colaboração dos alunos do Curso Técnico, explicavam a importância da recuperação das matas ciliares e da biodiversidade do Rio Perão, e os convidavam a participar da atividade.
O engenheiro florestal, Marcos Diniz, técnico da campanha, aproveitou a estrada que corta o Rio Perão, que apresentava sulcos de erosão e aproveitou para mostrar e explicar ao vivo de que forma esse material é carreado para dentro do rio e como a mata ciliar pode auxilar a contê-lo.

Na caminhada até o Rio Perão, Marcos Diniz, técnico da campanha, mostra a erosão na estrada e os prejuízos que causa por falta de mata ciliar

A professora Maria do Carmo Alves Soares, que leciona na escola municipal, reconhece a importância de envolver os alunos na atividade. “Estimula o interesse pela questão ambiental e ele ficam muito contentes por estarem colaborando com a Campanha”.
Outra propriedade que também deu início ao plantio de mudas foi a Sr Durvalino Francisco dos Santos e de seu filho Paulo dos Santos, responsável pela iniciativa na propriedade. Novamente, os técnicos da campanha contaram com a ajuda dos estudantes do Curso Técnico com os parceiros que cederam as mudas. Localizada às margens do Rio São Sebastião, a propriedade terá uma área recuperada de 1, 6 ha, com 3.200 mudas plantadas. Os proprietários cercaram o local e fizeram o preparo do solo. Ao final, não escondiam a satisfação por estarem cumprindo sua parte e ofereceram um belo café aos participantes.
No município de Adrianópolis o projeto-piloto de recuperação das matas ciliares da campanha deve totalizar 3,8 hectares. Ficou decidido em reunião que áreas prioritárias serão definidas o que envolverá outras propriedades neste primeiro piloto.

Sobre a Campanha Cílios do Ribeira – Lançada em agosto de 2007, na cidade de Registro, com apoio de diversas organizações da sociedade civil, do poder público, de produtores rurais, agricultores familiares, universidade, pesquisadores entre outros, a Campanha Cílios do Ribeira pretende recuperar as matas ciliares do Vale do Ribeira. Nos últimos 20 anos, a região, um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica em área contínua, localizada entre os estados de São Paulo e Paraná, perdeu mais de 10 mil hectares de matas ciliares, o que vem causando degradação ambiental com a perda da biodiversidade e o assoreamento dos rios ameaçando a sobrevivência das comunidades locais.

Para saber mais acesse http://www.ciliosdoribeira.com.br/
Fonte: ISA, Instituto Socioambiental.


RECOMENDAMOS!

O INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL RECOMENDA E SUGERE PROJETOS COMO ESSE DA "CAMPANHA CÍLIOS DO RIBEIRA" PARA QUE OUTRAS COMUNIDADES POSSAM TAMBÉM RECUPERAR AS MATAS CILIARES DE SEUS CURSOS D'ÁGUA.

SUGERIMOS QUE VISITEM O SITE DA CAMPANHA, CONHEÇAM A "CARTA CÍLIOS DO RIBEIRA", A ORIGEM E O OBJETIVO DA CAMPANHA, BEM COMO AS INICIATIVAS EM ANDAMENTO.

"UM BOM EXEMPLO, DEVE SER SEGUIDO"


"ÁGUA - QUEM USA, CUIDA"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br