Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

14 de outubro de 2008

CANTINHO LITERÁRIO: 15 DE OUTUBRO - DIA DO PROFESSOR E DIA DO EDUCADOR AMBIENTAL (II)

Parabéns mestres e educadores ambientais,
Continuamos recebendo homenagens dos "amigos das letras" em comemoração a essa importante data!




UM ANJO CHAMADO ZOÉ

Vera Vilela - Bauru, SP

Quando entrei na escola, aos 7 anos de idade, eu já sabia ler e escrever, mas imaginar-me num local cheio de gente, fora de casa e com um adulto estranho, me horrorizava.
Meu primeiro dia de aula foi uma coisa bem traumatizante. Fui sozinha, já começa aí o medo, as crianças todas numa bagunça geral se aglomeravam no pátio da escola. Os nomes eram chamados e íamos fazendo uma fila em frente ao professor. Nesse dia já comecei a perceber como é difícil ter o nome começado com a letra vê, me deu até dor de barriga ver todas as crianças serem chamadas e eu ficar por último.

Fomos todos em fila para a sala de aula, eu mal levantava a cabeça de vergonha. Entramos e cada um escolhia seu lugar, como última da fila, sentei-me onde sobrou.

Quando finalmente levantei a cabeça vi uma mulher enorme, horrível, se apresentar como Zoé!

Uma tremedeira tomou conta de mim. Fiquei com pavor daquela figura enorme ali em minha frente, não sabia o que fazer quando tive a idéia: pedir para ir ao banheiro.

E deu certo, a professora deixou!

Saí dali correndo feito doida, só parei duas quadras além, já bem perto de casa e pensei:

Não posso chegar em casa antes do final da aula, o que faço agora?

Novamente pensei, pensei e resolvi ir para casa e dizer para minha mãe que simplesmente fui ao banheiro. E foi o que fiz.

Claro que no dia seguinte minha mãe precisou me acompanhar até a escola e explicar o acontecido. Com a mãe do lado a professora já não me pareceu assim tão feia e perigosa, aliás, durante o ano pude perceber quão linda ela era e que dedicação tinha com todos e uma visível predileção a mim.

Fui a primeira aluna da classe, sempre, as melhores notas e a mais dedicada. Até o último ano do grupo (4ª série) fui sempre a primeira, adorava escrever, especialmente quando era “composição a vista de uma gravura”. A professora adorava meus escritos. Como era bom inventar minhas histórias todas. Eu também adorava decorar os versinhos para dizer no pátio, nas datas comemorativas, dona Zoé orgulhava-se sempre em me anunciar.

Tive muita sorte em ter uma professora tão dedicada e competente logo no primeiro ano da escola, tanto que jamais esqueci seu rosto, suas mãos carinhosas e seu nome.


Vera Vilela
http://www.veravilela.com
Obrigado Vera Vilela pela bela crônica em homenagem aos nossos mestres!
Coordenação: Clarice Vilac - Campinas - SP

2 comentários:

  1. HAhahahahaha Adorei esta crônica!
    Muito boa, muito linda!
    Bjão da Fatima/LAGUNA

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Fátima, beijão pra você!

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br