Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

26 de outubro de 2008

CATARATAS DO IGUAÇU ENTRE AS SETE MARAVILHAS DA NATUREZA


Sete Maravilhas da Natureza
Cataratas do Iguaçu entre as preferidas dos internautas

O atrativo tem boas chances de se classificar para a segunda fase do concurso

Ana Carolina Nery - Gazeta do Povo
As Cataratas do Iguaçu, com acesso por Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, estão entre as preferidas dos internautas no concurso que vai eleger as Sete Maravilhas Naturais do Mundo.

O atrativo, com parte em território argentino, deu um salto de colocação. Até a manhã de quarta--feira (3), as Cataratas do Iguaçu lideravam o ranking.
Elas chegaram a ficar em 3º e 4º, dias antes. Os atrativos da Ásia são os que mais circulam entre os primeiros colocados. Se a eleição estivesse encerrada, o continente teria quatro de seus atrativos entre as sete novas maravilhas.

No início da votação, as Cataratas nem mesmo figuravam entre as 50 primeiras colocadas. Em meados de agosto, chegaram ao 16º lugar. Mas o sobe e desce é constante e ainda faltam quatro meses para terminar a primeira etapa da votação. Há 77 belezas da natureza na disputa. Para que as Cataratas do Iguaçu sustentem uma das 21 primeiras colocações até o dia 31 de dezembro de 2008, é preciso continuar votando.

Ranking
Dez primeiros até 3 de setembro:
1º Cataratas do Iguaçu – Argentina e Brasil, América do Sul
2º Arquipélago das Ilhas Galápagos – Equador, América do Sul
3º Montanhas de Guilin – China, Ásia
4º Vulcão Mayon – Filipinas, Ásia
5º Parque Nacional do Rio Subterrâneo de Porto Princesa – Filipinas, Ásia
6º Floresta Amazônica e o Rio Amazonas – Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela, América do Sul
7º Morros de Chocolate – Filipinas, Ásia
8º Formações Rochosas da Capadócia – Turquia, Ásia
9º Rio Mekong – Camboja, Lao, Mianmar, China, Tailândia e Vietnã, Ásia
10º Rio Ganges – Bangladesh e Índia, Ásia

Para participar, acesse o site http://www.votenascataratas.com/ e busque o link

Vote Agora.

Primeiro, é preciso cadastrar o endereço de e-mail e escolher sete das 77 candidatas.
Em seguida, uma mensagem será enviada ao endereço eletrônico informado, para que o voto seja confirmado e possa ser validado.
O Rio Amazonas, na região Norte do país, também está no pário.
Considerando o resultado até a manhã de 3 de setembro, ele aparece na 6ª posição do ranking.

Em 39º lugar está o Morro do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro; seguido do Monte Roraima (40º), no extremo Norte do Brasil – fronteira com Venezuela e Guiana; e, entre os últimos, o Arquipélago de Fernando de Noronha (66º), em Pernambuco.

Em 2009, as 21 finalistas disputarão entre si. A votação é organizada pela fundação suíça New Open World, a mesma organizadora da campanha que elegeu o Cristo Redentor uma das sete maravilhas da construção civil.

Som e fúria
As Cataratas são formadas pelas quedas do rio Iguaçu e datam de aproximadamente 150 milhões de anos. As quedas podem chegar a quase 300, uma distinta da outra. Elas têm 65 metros de altura, em média, em uma largura de 2.780 metros. Desse total, 800 metros estão no lado brasileiro e o restante na Argentina.

Do lado de cá do atrativo, os grandes saltos são conhecidos por Floriano, Deodoro e Benjamin Constant. Do outro lado da fronteira, o salto mais apreciado pelos visitantes se chama Garganta do Diabo. (Fonte: Gazeta do Povo)

2 comentários:

  1. Caro prof. Jarmuth,

    Fiquei bem contente por ter adicionado um link de meu blog da viagem por todo o velho chico neste teu blog. E fiquei mais feliz de ter agradado os leitores!! Que bom!! Parabéns pela iniciativa! Valeu muito a pena mesmo!
    abs,
    marcelo

    ResponderExcluir
  2. Olá Marcelino,
    Obrigado por seu comentário!
    Estamos aguardando os relatos de "suas novas aventuras nos rios do Brasil". Boas viagens!
    Equipe SOS Rios do Brasil

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br