Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

30 de outubro de 2008

EXPEDIÇÃO MARIUÁ-JAUAPERI - AMAZÔNIA (WWF) - IV


Percorrendo o Jufari

28 Oct 2008 - Por Ana Cíntia Guazzelli.
O rio Jufari é um marco geográfico. As duas únicas comunidades existentes neste rio situam-se em Estados distintos. Caicubi, localizada em sua margem direita, pertence ao município de Caracaraí, Roraima.
Já a comunidade do Caju, encontra-se na margem esquerda do rio, fica a duas horas e meia da primeira, em motor de 25 Hp, e é parte do município de Barcelos, Amazonas.
Hoje, visitamos a comunidade do Caju. É lá que está aportado o barco das outras equipes de pesquisas. Saímos às 6h15. Sem pressa, subimos o rio apreciando a paisagem e parando de quando em quando para registrar e vislumbrar as belezas encontradas pelo caminho.O azul intenso do céu sem nuvens prenunciava um dia lindo de sol. E assim foi.
Com sorte, alcançamos a outra embarcação antes da saída do dr. Richard Carl Vogt, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), especialista e referência mundial em quelônios de água doce. Conseguimos acompanhá-lo em uma das quatro revisões diárias das 10 redes de captura montadas em um lago próximo à comunidade do Caju.Sete machos e sete fêmeas de irapuca, a pequena tartaruga símbolo de nossa expedição, caíram nas redes da equipe.
Para alegria do pesquisador, foram capturados alguns exemplares jovens e outros semi adultos, o que representa, segundo Vogt, que os animais naquele local estão se reproduzindo, sem tanta ameaça humana. Ao contrário, na região da comunidade do Caicubi, onde a pressão antrópica é muito maior, pouquíssimos filhotes ou jovens foram capturados.
Fotos de 28 de outubro

À tarde, conversamos com o sr. Francisco das Chagas, cearense, que chegou no Amazonas em 1953, aos 21 anos de idade, como soldado da borracha. É ele o fundador da comunidade do Caju. Com orgulho, o sr. Francisco contou a história do local, apresentou sua criação de galinhas, a escola, a rádio fonia, as frutas e os parentes.
O Caju é composto por apenas seis famílias, todas ligadas por algum grau de parentesco. Faltava pouco para escurecer quando iniciamos o regresso. O sol se pôs, oferecendo um espetáculo de cores fortes e vibrantes. Era a noite chegando e com ela o céu forrado por estrelas brilhantes, que clareavam o caminho embelezado por um tapete reluzente refletido no espelho de água negra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br