Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

10 de outubro de 2008

FINALISTAS DO PRÊMIO ANA 2008

Agência Nacional de Águas divulga os finalistas do Prêmio ANA 2008
Por Denise Caputo, da ANA - 10/10/2008
O Prêmio ANA 2008 chega à reta final com 18 projetos concorrendo em seis categorias: governo, empresas, organizações não-governamentais, organismos de bacia, imprensa e academia.
São iniciativas que buscam a excelência e a originalidade na conservação e no uso sustentável da água.

Os finalistas são de oitos estados brasileiros: Bahia, Ceará, Goiás, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo (confira lista ao final do texto).
A premiação, promovida pela Agência Nacional de Águas (ANA) com o patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, contou com 273 inscritos de quase todos os estados do Brasil. Apenas Alagoas e Rondônia não tiveram concorrentes.

No balanço geral, a categoria que contou com o maior número de inscrições foi imprensa (89), seguida de empresa (76), academia (43), governo (29), ONG (27) e organismos de bacia (8).SeleçãoA apreciação e a seleção dos projetos inscritos foram feitas por uma Comissão Julgadora, externa à Agência, formada por pessoas com notório conhecimento na área de recursos hídricos: José Tundisi, Paulo Canedo, Rosana Garjulli, Adalberto Marcondes e Rebecca Abers.

Para se chegar aos 18 finalistas, realizou-se um criterioso processo seletivo. Primeiro houve uma pré-avaliação, que qualificou 67 iniciativas. A partir disso, os julgadores escolheram os 30 pré-finalistas, que foram vistoriados, um a um, por servidores da área técnica da Agência.

Com base nos projetos enviados e nas vistorias realizadas, 18 projetos – três de cada categoria – foram selecionados como finalistas pela Comissão Julgadora.Em reunião no dia 1º de outubro, além dos finalistas, foram eleitos os vencedores de cada categoria, que somente serão revelados em 4 de dezembro, em solenidade no auditório da Caixa Cultural de Brasília.
Eles serão homenageados com o Troféu Prêmio ANA, e os demais finalistas receberão um certificado e uma lembrança do Prêmio.
Mais informações sobre o Prêmio ANA 2008 estão disponíveis no hotsite http://www.ana.gov.br/premio, pelo e-mail premioana@ana.gov.br ou por meio do telefone (61) 2109-5412.

Finalistas
Governo- Projeto de Revitalização de Nascentes em Áreas Públicas Urbanas - Prefeitura Municipal de São José dos Campos - SP/SMA - São José dos Campos (SP)- Campanha Permanente de Uso Racional da Água - Serviço Municipal e Autônomo de Água e Esgoto de São José do Rio Preto – São José do Rio Preto (SP)- Um modelo de Gestão de Abastecimento de Água para Comunidades Rurais - Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos – SEMARH-RN – Natal (RN)

Empresas- Gestão Sustentável de Recursos Hídricos com ações no foco de Redução de Perdas de Água no Município de Salesópolis, cabeceira do rio Tietê, com ênfase na melhor exploração do manancial - Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) – São Paulo (SP)- Gestão de Recursos Hídricos na Jalles Machado - S/A - Jalles Machado S/A – Goianésia (GO)- Desenvolvimento sustentável aplicando tecnologias de produção mais limpa – Roupas do Pólo Ltda – Camaçari (BA)

ONGs- De olho nos mananciais - Instituto Socioambiental (ISA) – São Paulo (SP)- Programa de Revitalização Renaturalização e Preservação do rio dos Queimados de Concordia - Associação de Revitalização, Renaturalização e Preservação Queimados Vivos – Concórdia (SC)- Projeto de Preservação das Águas Termais – Associação das Empresas Mineradoras das Águas Termais de Goiás (Amat) – Caldas Novas (GO)

Organismos de bacia - Preservação e Conservação do Manancial – Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado (CIRL) – Penápolis (SP)- Rede de plataformas de coleta de dados para Monitoramento automático da qualidade da água do Rio Paraíba do Sul – Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul – Taubaté (SP)- Projeto de Educação Ambiental Pingo D’água – Consórcio para Proteção Ambiental da Bacia do Rio Tibagi (Copati) – Londrina (PR)

Imprensa - Série de Reportagens de Rádio – Desafios e usos da Água – Rádio Eldorado – São Paulo (SP)- Cuidar para não faltar – Revista Horizonte Geográfico – São Paulo (SP)- Trilogia: Mares, Desertos e Chuvas do Sertão – O Povo – Fortaleza (CE)

Academia - Inovação no tratamento e reciclo de água em lavagem de veículos - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – Porto Alegre (RS)- Construção de uma linhagem bacteriana apta para biorremediação de efluentes contaminados por metais pesados - Universidade de São Paulo (USP) – São Paulo (SP)- Tratamento para o aproveitamento de águas ácidas residuais da mineiração de carvão - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)/ Laboratório de Tecnologia Mineral e Ambiental – Porto Alegre (RS) - Fonte:(Envolverde/ANA)
© Copyleft - É livre a reprodução exclusivamente para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída. Desenvolvido por AW4 Tecnologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br