Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

25 de outubro de 2008

FRENTE EM DEFESA DAS ÁGUAS PROMOVE LIMPEZA DE RIOS EM SERGIPE

Imagens diversas de ARACAJÚ, capital do Estado de Sergipe

23 cidades de Sergipe limparão os rios

Ambiente Brasil - 25/10/08

Neste final de semana, os amantes da natureza terão mais uma oportunidade de demonstrar seu amor pelo meio ambiente, durante a realização da terceira edição do “Praias e rios – vamos limpar e aprender a não sujar!”, ação promovida e coordenada pela Frente em Defesa das Águas de Sergipe, em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos.

A limpeza, que é um instrumento de educação ambiental, acontece este ano em 23 municípios, 20 a mais do que a primeira edição, quando estavam engajados nessa luta apenas os municípios de Aracaju, Estância e Cedro de São João.

Além de ser uma ferramenta para o despertar da consciência ambiental da população, o ato marca a comemoração, no Estado, do Dia Mundial pela Limpeza da Água, cuja data oficial é 19 de setembro. “Desde que começamos o projeto ele acontece no mês de setembro, mas por conta do período eleitoral este ano decidimos mudar para outubro”, explicou o coordenador do evento e fundador da Frente, o jornalista Osmário Santos.

Segundo ele, quem participa pela primeira vez da limpeza das praias se encanta com o trabalho e com o resultado alcançado. “É como se uma venda fosse retirada dos olhos, como se a trave que o impedia de ver o meio ambiente como ele realmente é fosse colocada de lado”, frisou.

Cerca de cinco mil voluntários estarão envolvidos nas 65 ações do projeto nos municípios. Somente em Aracaju, no domingo, 30 toldos, que serão os pontos de apoio das instituições participantes oficialmente, serão erguidos em toda a extensão da praia, desde a Coroa do Meio até a José Sarney.

De acordo com a programação, no sábado, ainda na capital, haverá a limpeza do rio Poxim. Na Barra dos Coqueiros, o beneficiado será o rio Guaxinim, afluente do rio Sergipe.Em Salgado, será a vez do rio Piauitinga, que também será o palco principal das ações no município de Estância. Nessa cidade, além da limpeza haverá também o embelezamento do assentamento Caio Prado, por integrantes do MST, que também estão fazendo a recuperação do rio Capivara.“Temos muito que agradecer aos nossos parceiros, a exemplo de Luiz Eduardo Costa, que conseguiu, junto ao Instituto Vida Ativa - projeto árvores e livros, a doação de mil mudas”, comentou o jornalista. Ainda no sábado, ocorrerão ações nos municípios de Lagarto, Indiaroba, Propriá, Cedro de São João, Rosário do Catete, Japaratuba, Pacatuba, Canindé do São Francisco, São Francisco, São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro, Laranjeiras, Boquim e Malhador.

No domingo, das 10h às 14h, serão limpas as praias de Aracaju (incluindo a área dos rios Poxim e Sergipe), Barra dos Coqueiros (Jatobá e da Costa, além da Atalaia Nova), Itaporanga (praia da Caueira), Estância (Abais e Saco), São Cristóvão (rio Paramopama) e Pirambu.Apesar de serem apenas cinco mil camisas, o movimento deve, pelos cálculos de Osmário Santos, atingir cerca de 50 mil pessoas, pois segundo ele, é algo contagiante. “Quem está com a camisa está apenas à frente do movimento, mas não significa que sejam só estes.

Sabemos que o trabalho em prol do meio ambiente é algo cujos resultados aparecem aos poucos, de certa forma em longo prazo, mas o que importa é que estamos fazendo a nossa parte, plantando a nossa semente”, disse Osmário, que fez questão de demonstrar a alegria pelo engajamento de novas instituições, como a Marinha do Brasil no Estado e a Emdagro. Também fez questão de demonstrar agradecimento aos parceiros da iniciativa, a exemplo da imprensa sergipana, governo do Estado, Petrobras, Deso, Sociedade Semear, Segrase, Profissionais de Propaganda e Federação dos Estabelecimentos de Ensino Particular do Estado de Sergipe. (Fonte: Jornal da Cidade/SE)/Ambiente Brasil

2 comentários:

  1. gostei muito do blog de voces encontrei o q eu tava procurando e ainda mas
    tambem tenho um blog(lannys.com) e com certeza serei seu seguidor


    brigaduuuuuuuuuuuuuuuuuuu!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Diga nao todo o Brasil! A barragem belo monte o rio (XINGU) nao pode ser modificado.Pois mexe com a alma e a cultura do povo brasileiro.Amiga do Brasil

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br