Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

19 de dezembro de 2008

ANTOLOGIA TEMPO DAS ÁGUAS

Antologia Tempo das Águas - Projeto Águas do Rio Doce‏


Aliança RECOs & Fóruns BECE
Redes de Cooperação Comunitária Sem Fronteiras

“Ambientalistas e escritores são por natureza sonhadores. Imaginam um mundo diferente e saem por aí contando histórias e convidando as pessoas para sonhar também. Neste livro, produzido por ambientalistas e feito por escritoras e escritores espírito-santenses, eles falam das nossas águas. São lembranças do passado, sensações do presente, reflexões sobre o futuro. Palavras de ternura e esperança, às vezes de tristeza e revolta, mas sobretudo de carinho e respeito pela água nas suas mais diversas formas de manifestação.” – nota dos editores.

Tempo das Águas

Tive a honra de participar da antologia TEMPO DAS ÁGUAS com o artigo "Água e Petróleo, a mesma moeda" também publicado no site Viomundo* do Jornalista Luiz Carlos Azenha, entre outros.
Apesar de não ser capixaba sinto-me parte deste grupo de escritores, escritoras e ambientalistas aguerridos, sensíveis e dedicados.
Agradeço a Maria Lúcia Grossi Zunti e, em especial, à Promotora de Justiça do Ministério Público, Drª Marlusse Pestana Daher.

A querida Marlusse canta, escreve, milita, atua, estuda e avança dia após dia com sua serenidade e sabedoria conciliadora em prol das Águas e do Meio Ambiente no estado do Espírito Santo.
Sua trajetória como jurista é um exemplo a ser seguido por toda América Latina!

Muito grata amiga Marlusse por não permitir que me calassem!

Amyra El Khalili - mulherespelapaz@bece.org.br
Movimento Mulheres pela P@Z!

Projeto Águas do Rio Doce

Desde outubro de 2004, o Projeto Águas do Rio Doce vem sensibilizando e informando os vários segmentos da sociedade da bacia hidrográfica do rio Doce sobre a importância da água como fator determinante do desenvolvimento sustentável e da qualidade de vida. Atua na mobilização e articulação de pessoas e instituições e na divulgação de ações e projetos bem-sucedidos, de iniciativas governamentais, não-governamentais e privadas.

As ações do projeto buscam estimular a sociedade a contribuir de maneira cooperativa e integrada, espontaneamente ou de forma induzida, para o sucesso da implantação das políticas de recursos hídricos no país, particularmente na bacia hidrográfica do rio Doce. Um dos objetivos do projeto é o apoio ao fortalecimento dos comitês de bacias hidrográficas e dos demais entes do Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos.

O Projeto Águas do Rio Doce é mantido pela Associação Projeto Águas do Rio Doce, ONG sem fins lucrativos. Realiza atividades de informação, educação, treinamento e capacitação, mobilização e sensibilização pública, articulação e marketing, em várias áreas do conhecimento, além de estimular o desenvolvimento de pesquisas e outros trabalhos técnico-científicos.

Atualmente, o Projeto Águas do Rio Doce conta com instrumentos de comunicação próprios de auxílio ao desenvolvimento de suas atividades, incluindo publicações diversas, como livros, revistas, boletins informativos; além de um portal na Internet, realização de eventos, programas de televisão e rádio.

Antologia Tempo das Águas

O livro “Tempo das Águas” é fruto da união da Academia Feminina Espírito Santense de Letras (AFESL) com representantes da Academia de Letras do Espírito Santo, Academia Jovem de Letras, Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo (IHGES). Editado pelo Projeto Águas do Rio Doce, o livro é organizado em três partes: poemas; ensaios e artigos; crônicas e contos.

O lançamento da primeira edição aconteceu em abril, durante o 4º Fórum das Águas do Rio Doce, em Linhares/ES

A coordenadora e uma das escritoras da publicação, Maria Lúcia Grossi Zunti, explica que além da água, os autores exploraram outros temas que fazem referência ao assunto principal, como os peixes, as nascentes, o uso doméstico das águas, entre outros. “É a primeira vez na bacia que vários autores se reúnem em torno do tema. Cada escritor traz uma mensagem, às vezes científica, às vezes do imaginário popular, contribuindo para uma disseminação prazerosa sobre o assunto”.

Carinho e respeito pela água nas suas mais diversas formas de manifestação. È assim que os editores definem o conteúdo das 228 páginas ilustradas do livro. “É uma obra para se ler deliciosamente no banco da praça, no sofá da sala, no aconchego da cama enquanto a chuva cai lá fora”, afirma Zaira de Andrade Paiva, coordenadora colegiada do Projeto Águas do Rio Doce.

O livro pode ser adquirido através do e-mail: ecoloja@aguasdoriodoce.com.br.

“Ambientalistas e escritores são por natureza sonhadores. Imaginam um mundo diferente e saem por aí contando histórias e convidando as pessoas para sonhar também. Neste livro, produzido por ambientalistas e feito por escritoras e escritores espírito-santenses, eles falam das nossas águas. São lembranças do passado, sensações do presente, reflexões sobre o futuro. Palavras de ternura e esperança, às vezes de tristeza e revolta, mas sobretudo de carinho e respeito pela água nas suas mais diversas formas de manifestação.” – nota dos editores.

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Um comentário:

  1. Tenho um blog sobre Imposto de Renda.
    Aceito parcerias!
    www.impostoderenda08.blogspot.com
    ou www.ir2009.br30.com

    Jean Javarini
    MSN: jeanjavarini@yahoo.com.br
    Professor de Matemática
    Administrador de Empresas
    Linhares – Espírito Santo

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br