Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

17 de janeiro de 2009

CAMPINAS (SP) INAUGURA "ETE BARÃO GERALDO" E LIVRA CÓRREGO ANHUMAS DE ESGOTOS

População local e ambientalistas lamentam que a construção poderia ter sido feita a 300m para a esquerda e poupado a Mata do Quilombo, que teve parte destruída.


"ETE-BARÃO GERALDO" da SANASA é inaugurada

Publicado por SANASA - 13/1/2009

A Prefeitura Municipal de Campinas, por meio da Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A - SANASA, inaugurou nesta segunda-feira, 8 de dezembro, uma importante obra de saneamento em comemoração ao aniversário de Campinas: a Estação de Tratamento de Esgoto Barão Geraldo. “Estamos fazendo justiça com o meio ambiente através da implantação das ETEs”, disse o Prefeito de Campinas, Hélio de Oliveira Santos.

Com a entrada em operação cerca de 160 litros de esgoto por segundo deixarão de ser despejados “in natura” no córrego Anhumas, elevando em mais 5% o índice de tratamento de esgoto na cidade, passando para um total de 70%.
Mais de 30 mil pessoas do distrito de Barão Geraldo serão beneficiadas com esta ETE. “A obra é de grande importância não só para o distrito, mas para toda a cidade de Campinas e região, pois faz parte do programa de despoluição do Rio Atibaia”, disse o presidente da Sanasa Lauro Péricles Gonçalves.

Foram investidos R$ 26 milhões para a construção desta ETE que foi instalada em uma área de 40 mil metros quadrados. O tratamento do esgoto será feito com reatores anaeróbios de fluxo ascendente, manto de lodo (reatores UASB) e filtros biológicos, seguidos de decantadores secundários.

Obras de esgotamento sanitário

Para chegar com o esgoto até a estação de tratamento Barão Geraldo, a Sanasa construiu uma estação elevatória no Jardim Independência, 4.500 metros de interceptores com 800 milímetros de diâmetro, linha de recalque e prolongamento da rede coletora de esgoto. Nessas obras foram empregados R$ 6,200 milhões.

Bairros beneficiados

Os bairros atendidos por esta estação serão: Jardim do Sol, Residencial Ibirapuera, Parque Residencial Burato, Jardim Santa Genebra, Chácaras Belvedere, Jardim América, Parque Rio das Pedras, Jardim José Martins, Vila São João, Vila Santa Isabel, Jardim Independência, Recanto Yara, Jardim Aruã, Residencial Barão do Café, Cidade Universitária, UNICAMP, Vila Mokarzel, Fain José Feres, Luiz Vicentin, Vila Agostinho Pataro, Novo Barão Geraldo, Barão Geraldo, Jardim Afife, Vila Dona Ninoca, Guará, Chácara Santa Margarida e Jardim Alto da Cidade Universitária.

Novas obras de tratamento de esgoto

As duas maiores estações de tratamento do interior do Estado de São Paulo, Anhumas e Piçarrão, já estão em operação. A meta da administração é chegar ao final de 2010 com 100% de esgoto tratado com sete novas ETEs: Capivari I, Sousas/Joaquim Egidio, Boa Vista, Nova América, San Martin, Capivari II e Bosque das Palmeiras.
“Devemos inaugurar a ETE Capivari I em março do próximo ano e vamos receber do Governo Federal, através do Ministério das Cidades, metade do valor da obra da ETE Capivari II para que possamos iniciá-la”, enfatizou o Prefeito de Campinas.
Com a conclusão das outras ETEs, Campinas será a primeira cidade do Brasil, com mais de 500 mil habitantes, a ter todo seu esgoto tratado.

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br