Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

28 de janeiro de 2009

FORTALEZA (CE) VAI MONITORAR SEUS RIOS

Cagece e Uece vão monitorar rios de Fortaleza

Combate à poluição sete pontos do Rio Cocó vão ser avaliados por pesquisadores da Uece (Foto: José Leomar)

O estudo servirá para avaliar e quantificar as melhorias trazidas pela execução do projeto Sanear II.
Com o objetivo avaliar a redução da poluição a partir da implementação do Projeto Sanear II, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e a Universidade Estadual do Ceará (Uece) firmaram um convênio de monitoramento da qualidade da água de rios e mar.

Ontem, foi a primeira reunião após a assinatura do acordo, que ocorreu em 10 de dezembro do ano passado. O encontro com os professores da Uece ocorreu na sede da Cagece. Ao todo, 15 professores e estudantes da Uece estão participando da pesquisa.

De acordo com a supervisora socioambiental do Programa Sanear II, Rosana Fernandes, até 2.013 a Uece fará coletas trimestrais em pontos estratégicos na bacia dos rios Maranguapinho e Rio Cocó. Além disso, os dados da Semace sobre as praias de Fortaleza serão transformados em certificado. Dez galerias pluviais também serão incluídas na pesquisa.

“Um grande problema da poluição de rios em Fortaleza é a ocupação desordenada da cidade, que tem como conseqüência os esgotos clandestinos. Com o estudo, teremos ajuda para identificar onde fontes de poluição mais acontecem”, afirma Rosana.

Segundo ela, este é o primeiro estudo científico realizado sobre a melhoria da qualidade da água e da vida das pessoas após um programa como o Sanear II. A supervisora explica que os pesquisadores da Uece vão observar três indicadores, como a qualidade da água, o índice de estado trófico e a qualidade ambiental das praias.

A coordenadora técnica do convênio e professora colaboradora da Uece, Lidriana Pinheiro, que é geógrafa e tem doutorado em Oceanografia, explicou que este acordo nasceu de um primeiro diagnóstico feito pela Universidade em 2008. “Nós acreditamos que a pesquisa ajudará a indicar os caminhos para atingir um dos objetivo do Sanear II, que é reduzir a poluição”, diz.

A coordenadora afirma que serão verificadas as condições das bacias do ponto de vista da poluição e eutrofização. Ela adianta que os principais problemas dos rios Maranguapinho e Cocó ocorrem por esgoto clandestino, mas destaca que há problemas gerados também por criações de animais (currais de porcos e gado) nas margens dos riachos, além dos dejetos de indústrias.

Lidriana explica que a Cagece precisa ter um cuidado grande com o esgoto porque os rios de Fortaleza não têm boa capacidade de diluição. “Os rios praticamente só correm durante três meses. Por isso, a Cagece tem que tirar o excesso do esgoto”, comenta.

A doutora conta que a coleta será feita a cada três meses com sondas específicas. “Vão ser nove pontos no Rio Maranguapinho, pegando áreas de adensamento urbano, próximas a estações e as mais conservadas. No Cocó, serão sete pontos e alguns deles já foram monitorados no passado”, diz. Pelo levantamento já feito pela equipe, a área mais crítica da Capital é o trecho do Rio Maranguapinho que passa pela Granja Portugal e Henrique Jorge.

De acordo com a Cagece, o Sanear tem como objetivo realizar mais 120 mil ligações de esgoto, ampliando a cobertura para cerca de 70% a 75% das moradias de Fortaleza. Fonte: MIDIAMAX NEWS - 28/01/2009

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br