Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

21 de janeiro de 2009

NORTE DO CEARÁ BUSCA SOLUÇÕES PARA AS ÁGUAS DO AÇUDE FORQUILHA


Açude do Forquilha - do Blog do Deodato - Fortaleza - Ceará

Má qualidade de águas do Açude Forquilha preocupa autoridades

O açude Forquilha tem capacidade para armazenar 50,1 milhões de metros cúbicos de água.
Atualmente, o volume do reservatório é de apenas 51,73% e a qualidade da água armazenada no Forquilha é considerada de nível 4 (comparando, o Rio Tietê é nível 5)

TV Diário - 21/01/2009

Representantes da Agência Nacional de Águas e do Dnocs se reuniram, nesta segunda-feira (19), para discutir as soluções para o açude Forquilha, na região Norte do Ceará. No ano passado, o município teve o abastecimento comprometido devido à qualidade da água. Além disso, o volume de água está pouco acima da metade da capacidade do reservatório.

O açude Forquilha tem capacidade para armazenar 50,1 milhões de metros cúbicos de água. Construído entre 1919 e 1928, ele teve as primeiras sangrias nos anos de 1939, 1940 e 1950.

Mas a construção de outros açudes e barragens a jusante acabou prejudicando a capacidade de armazenamento do Forquilha. Atualmente, o volume do reservatório é de apenas 51,73%.

A redução da capacidade alertou o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs), que se reuniu, nesta segunda-feira, com a Agência Nacional de Águas (ANA), a prefeitura do município e a Companhia de Gestão de Recursos Hídricos do Estado do Ceará (Cogerh) para solucionar o problema.

Mas não é só a situação precária de oferta do recurso hídrico que preocupa. A qualidade da água armazenada no Forquilha é considerada de nível 4. Para se ter uma idéia de quanto isso é ruim, a do Rio Tietê, em São Paulo, é de nível 5.

A má qualidade da água é consequência da maior utilização do recurso e comprometeu o abastecimento do município de Forquilha durante quase todo o ano passado.

Segundo Francisco Viana, superintendente da ANA, o caso do açude Forquilha não é único no Brasil. Com a construção de mais açudes e o crescimento das cidades, a preocupação com oferta de água cedeu lugar à qualidade do recurso. Por isso a preocupação em regular o uso das águas.

Com água de qualidade, é possível assegurar a permanência da vida nos açudes, o que inclui mais investimento na psicultura, assunto debatido na reunião que ocorreu no Dnocs.

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br