Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

23 de janeiro de 2009

PRORURAL EM PERNAMBUCO VAI CAPACITAR 48 MUNICÍPIOS EM RECURSOS HÍDRICOS

Cachoeira da Bomba, em Timbaúba (PE) onde iniciou a Capacitação em recursos hídricos no Prorural de Pernambuco

Comunidades rurais recebem capacitação em Recursos Hídricos

Site Saneamento Básico - 23/01/2009

O Programa de Apoio ao Pequeno Produtor Rural de Pernambuco - Prorural, uma das prioridades do Governo estadual voltada às ações do homem do campo, está intensificando o trabalho de Capacitação em Gerenciamento de Recursos Hídricos no Estado.

Esta semana, a ação contemplou a Associação dos Moradores de Canafístola, em Timbaúba. A partir de agora, a capacitação vai ser desenvolvida em 48 municípios, localizados nos Sertões do Pajeú, Moxotó, Central, São Francisco e do Araripe, e Agrestes Central, Meridional e Setentrional.

Para isso, o programa investiu R$ 241.433,20 na contratação de organizações não-governamentais que vão executar essas capacitações.

Entre os temas trabalhados estão as fontes naturais de água, as diferenças climáticas nas outras Regiões de Desenvolvimento do Estado e os mecanismos de convivência com o Semi-Árido, sendo as cisternas um deles.

O presidente da Associação Canafístola, Severino Nunes, comentou sobre a capacitação: “Vai ajudar a comunidade a usar bem as cisternas. Esperamos ter conhecimento para um melhor aproveitamento da água. Assim todo mundo fica sabendo o que e como fazer”, afirmou.

A Associação foi beneficiada com a construção de 41 cisternas, número correspondente às famílias beneficiadas. A realidade da população do Semi-Árido sempre dependeu das chuvas. Mas, agora, as condições de vida de famílias como as de Mauricélia Ferreira da Silva, uma das beneficiárias, podem melhorar. E o primeiro passo é saber usar o novo equipamento.
Para isso, ela fez questão de participar da capacitação. Assim vai estar preparada quando as primeiras águas forem captadas pela cisterna. “Com a capacitação a gente espera aprender mais; as cisternas vão trazer bons resultados para a gente.

Aos que não puderam estar aqui hoje depois eu explico como funciona”, disse Mauricélia. Outro beneficiário ansioso pela chegada das chuvas é Joaquim Félix da Silva. Agricultor aposentado, seu Joaquim, como é tratado pela comunidade, é pai de 13 filhos e alguns deles ainda dependem do seu trabalho para sobreviver.

“A cisterna vai ajudar muito a minha casinha. Não é riqueza, a água da cisterna para nós é fortuna. Agora é só esperar a chuva”, falou, esperançoso.

Veja mais fotos de Timbaúba (PE)

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

3 comentários:

  1. Timbaúba-PE é uma cidade conservadora mas a população deve concientizar-se a plantação de arvores e preservação de seus rios é uma necessidade, com um clima e de temperaturas altas os governadores devem incentivar a plantação de arvores com iluminações nas ruas de sua cidade, além de uma bela paisagem, melhora o ar, o clima, policiar e evitar o vandalismo, uma bela Cidade presisa de belas ídeias, atrair sucesso crescimento começa com as coisas simples...

    ResponderExcluir
  2. o vandalismo em algums ruas e o desrespeito com o patrimônio da cidade e a segurança da população e o meio ambiente devem ser protegidos e denunciados, não podem ser tolerados, o Dep° responsavel deve incentivar a população a efetuar reclamções anônimas, como a pólicia (81) 3631-0253 ou disponibilizar um número gratuito para as denuncias...

    * Rua Alm Barroso 19, Centro
    * Timbaúba, PE

    abraços a todos de Timbaúba uma motivação liberta ídeias, quebra correntes...

    ResponderExcluir
  3. Prof. Jarmuth/Equipe ISOSRiosBr04 abril, 2009 13:44

    Estamos gostando de ver o pessoal de Pernambuco, em especial de Timbaúba!
    vamos lutar pelas nossas comunidades, para que possam cada dia estar melhor e com a ajuda de todos garantir "saúde ambiental e qualidade de vida para todos"!
    parabéns

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br