Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

23 de janeiro de 2009

NO RJ TECNOLOGIA INÉDITA VAI GERAR ENERGIA ELÉTRICA E BIODIESEL COM ESPUMA DE ESGOTO


Obra no Rio vai gerar biodiesel com espuma de esgoto

Publicado por JB Online - 23/01/2009

Pela primeira vez no Brasil, uma obra vai gerar energia elétrica a partir do biogás e biodiesel com a espuma do esgoto.

A Central de Produção de Energias Alternativas funcionará no Complexo de Tratamento de Esgoto, inaugurado ontem como parte do Programa de Despoluição da Baía de Guanabara (PDGB), no Rio de Janeiro.

O projeto, de tecnologia alemã, separa a espuma do esgoto para fabricar o biodiesel.
O gerador de biogás ainda não tem data para instalação, mas, segundo o presidente da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae), Wagner Victer, o equipamento deve começar a funcionar ainda no primeiro semestre.

"É um investimento sem paralelo porque, além dos enormes benefícios, contará com um centro de produção de energia renovável pioneiro", disse.

O ministro Carlos Minc, o prefeito Eduardo Paes, o governador Sérgio Cabral e o presidente da Cedae, Wagner Victer, visitam a inauguração da ETE Alegria, no Caju. Foto: Beth Santos/ Divulgação

GERAÇÃO DE ENERGIA E BIODIESEL A PARTIR DO ESGOTO

A estação é a maior obra do sistema de despoluição da Baía de Guanabara, recebendo esgoto através de troncos coletores de todos os bairros do Centro e da Zona Norte da cidade.
A ETE pretende evitar que 216 milhões de litros de esgoto sejam despejados por dia no local. A medida deve beneficiar 14 bairros, incluindo a Ilha do Fundão e a comunidade da Maré, melhorando as condições de saúde pública de 1,25 milhão de habitantes.

Há dois anos, a ETE Alegria começou a receber apenas 500 litros por segundo, que eram tratados pelo sistema primário, retirando apenas de 30 a 40% das impurezas.

Com a inauguração do sistema secundário, a carga poluidora será reduzida em 98% dos 2.500 litros por segundo. Cabral aproveitou para criticar a interrupção das obras por parte das gestões anteriores:

- Nosso princípio foi o de terminar as obras paradas porque o maior crime contra a população é ter uma obra parada durante anos. Sobretudo uma obra que salva vidas. O que estamos inaugurando hoje, na verdade, é saúde pública – afirmou.

A ETE contará também com uma incubadora de mudas que serão usadas no reflorestamento das margens da Baía da Guanabara. Com capacidade para produzir 35 mil mudas de mata ciliar por ano, o viveiro foi batizado com o nome de Arthur Sendas, em homenagem ao empresário morto em outubro do ano passado.

Estão também previstas para a estação uma planta de geração de energia elétrica a partir do biogás, cujo gerador será instalado ainda no primeiro semestre de 2009, e uma unidade de produção de biodiesel, a primeira construída no Brasil, capaz de separar a espuma do esgoto para a fabricação do biodiesel.

O ministro Carlos Minc classificou a inauguração da estação como o início da guerra contra a poluição:

– A Baía de Guanabara começa, enfim, a respirar. Falta muito, mas a gente começa a ganhar a guerra contra a poluição - declarou. FONTE: BLOG DO CARIOCA

CONHEÇA MAIS DETALHES DA TECNOLOGIA APLICADA PELO CEDAE

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br