Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

29 de janeiro de 2009

INTERNACIONAL GISELE EM DEFESA DOS RIOS DO BRASIL


PROJETO ÁGUA LIMPA

Entrevista exclusiva com Gisele Bündchen


O Blog da Gisele começa 2009 com novidades em primeira mão. A Übermodel bateu um papo exclusivo com a equipe do Übersite durante sua passagem pelo Brasil, no final do ano passado, para o lançamento do Projeto Água Limpa.

Confira e deixe o seu comentário!

Equipe Übersite: No que consiste o projeto Água Limpa?
Gisele: É uma parceria entre a sociedade civil e entidades públicas e privadas para preservar as nascentes e implementar ações de gestão ambiental sustentáveis. O objetivo é recuperar a qualidade da água através da recomposição da mata ciliar e promover a educação ambiental das comunidades ribeirinhas para preservação e recuperação da biodiversidade da região. Serão plantadas 132 mil mudas nativas.

Equipe Übersite: Quando começou a sua dedicação em unir esforços pelas causas ambientais e porque da escolha por projetos envolvendo as águas?
Gisele: Comecei a me engajar quando percebi a degradação que a natureza vinha sofrendo no mundo inteiro e a falta de consciência que havia em relação ao assunto. A água é o bem mais precioso e é finito. Ela é indispensável para a nossa sobrevivência e não estamos tratando a questão com a devida atenção. É muito importante não esquecermos que este é o nosso mundo.

Equipe Übersite: O que você faz no seu dia-a-dia, além de estar envolvida em diversos programas socioambientais, para preservar esse escasso recurso da natureza?
Gisele: Ações pequenas de cada um podem fazer a diferença. No meu dia-a-dia procuro economizar água na hora do banho, de escovar os dentes, de lavar a louça... Também tenho um sistema de coleta de água das chuvas que utilizo para regar o jardim e para outros serviços da casa. Além disso, busco utilizar fontes de energia alternativa como a energia solar e eólica. Mas o que tenho feito com maior intensidade é procurar trazer a atenção para a preservação deste recurso tão precioso e da natureza como um todo. Em meu site há uma seção com dicas de como cada um pode fazer a diferença com pequenos gestos em sua casa, no trabalho etc.

Equipe Übersite: Além de dedicar seu site e Blog a questões socioambientais, você passou a defender a causa das águas com os programas “Y Ikatu Xingu” e “De olho nos Mananciais”, do Instituto Socioambiental (ISA), o programa “Nascentes do Brasil”, da WWF, e também o programa “Florestas do Futuro”, da SOS Mata Atlântica. Qual o sentimento de ser a idealizadora, juntamente com a sua família, de um projeto próprio e que certamente servirá como exemplo para muitos outros?
Gisele: Estou muito feliz por conseguir realizar este sonho, ainda mais por se tratar da região onde nasci. Devo isso ao meu pai, que encabeçou o projeto e correu atrás para que ele se tornasse realidade. E o que me deixa ainda mais feliz é saber que o governo do estado do Rio Grande do Sul e outras entidades públicas e privadas também abraçaram o projeto e apostaram no seu sucesso. Agora é arregaçar as mangas e trabalhar.

Equipe Übersite: Em 2008 você também esteve no Brasil para inaugurar a Floresta Gisele Bündchen, uma parceria entre você, a Grendene e a Fundação SOS Mata Atlântica. Como é ter uma floresta batizada com o seu nome e qual o objetivo dessa iniciativa?
Gisele: Ter uma floresta batizada com meu nome é uma grande honra e isso foi possível através do apoio da Grendene e da destinação de uma porcentagem das vendas da minha sandália “Gisele Bündchen Sementes” para o projeto Florestas do Futuro, que é um programa de reflorestamento e recuperação de espécies nativas, que contribui para preservação da água e da biodiversidade.
Nesta ação serão plantadas cerca de 25 mil mudas nativas da Mata Atlântica em duas regiões diferentes do país: São Paulo e Bahia. A Mata Atlântica é um dos biomas de maior diversidade do mundo, mas é um dos mais ameaçados de extinção. Infelizmente hoje 93% dela já foi devastada. É muito bom poder ver esta floresta ganhando vida novamente.

Equipe Übersite: Em 2009 o Blog Socioambiental completa um ano e o Übersite cinco. O que vem de novo para este ano?
Gisele: Estou muito feliz por ter este espaço na internet onde consigo falar um pouco sobre as coisas em que realmente acredito e que acho importantes, como a preservação do meio ambiente. Pretendo que o blog e site se tornem cada vez mais pontos de referência para as pessoas buscarem informações sobre como preservar e entender um pouco mais sobre o que vem acontecendo com o nosso planeta. Em 2009 vamos seguir ainda mais forte com esta idéia.

Equipe Übersite: E em relação à parceria com novos projetos sociais, teremos novidades em 2009? Alguma nova ação socioambiental que possa ser adiantada em primeira mão para os fãs?
Gisele: 2009 pra mim é o ano do Projeto Água Limpa. A execução do projeto inicia neste ano e estou ansiosa pra ver como será o engajamento das pessoas e os resultados que o projeto terá na região.

Equipe Übersite: O que você espera do futuro do nosso meio ambiente?
Gisele: Espero que as pessoas sejam mais conscientes, que tratem a natureza com mais carinho, cada um fazendo a sua parte, não desperdiçando os recursos naturais, não jogando lixo na rua, reconstruindo o que foi destruído, enfim, buscando formas diferentes de coexistir com a natureza em harmonia.
Postado por Equipe Übersite


Por Marina Lemos
Inicio de ano é tão bom porque sempre tem aquele gostinho de mudança. E todos nós precisamos mudar, desde os nossos defeitos, até qualidades, modo de viver, hábitos, enfim, mudar para melhor, para que no final desse ano a gente possa olhar para trás e dizer: Esse ano valeu a pena e eu soube aproveitar!

Só que, do que adianta querer mudar se as nossas atitudes não mudam, se nós sempre estamos esperando o outro mudar primeiro para poder, quem sabe, tomar uma atitude também.
Por exemplo: há anos estamos ouvindo que a água irá acabar e nós temos consciência disso, mas algum de vocês diminuiu o tempo do seu banho? Algum de vocês deixou de lavar o carro de mangueira e começou a lavá-lo com um baldinho? Poucos né, seu sei disso, porque eu também não mudei completamente. Por isso a urgência em MUDAR!

Temos que começar a controlar mais e abusar menos. No começo é difícil, mas tenho certeza que junto nós conseguiremos. Força de vontade, fé e esperança são fatores decisivos nessa trajetória e todos nós temos isso de sobra. Temos que saber usar esses fatores e seguir em frente, sem abaixar a cabeça.

Em 2009 vamos tentar fazer o que não conseguimos no ano passado. Carrego comigo um pensamento positivo e desejo que daqui uns 20 anos toda essa história de escassez de água FINALMENTE já tenha terminado!

Por isso, vamos lá. Mão na massa, porque esse ano ainda está recém no início e muitas coisas ainda podem acontecer. Basta querer. DO BLOG DA GISELE BUNDCHEN

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br