Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

24 de fevereiro de 2009

O TEMA ÁGUA NO CARNAVAL 2009

Neguinho da Beija-Flor, ao assumir o microfone, pela primeira vez não deu o grito de guerra "Olha a Beija-Flor aí, gente'. Disse, emocionado; - Agradeço a Deus e a todos que lutaram pela minha recuperação - referindo-se ao câncer de que é vítima.

NO RIO DE JANEIRO

Beija - Flor : “No Chuveiro da Alegria, quem banha o corpo lava a alma na folia.”

A Beija-flor de Nilópolis, bicampeã do Carnaval do Rio, que terá Neguinho da Beija-Flor (foto acima) como intérprete e, segundo a escola, durante o esquenta da bateria, será celebrado o casamento do artista em plena avenida. A história do banho será o tema da escola e o show promete: a escola diz que vai levar 7 mil litros de água para a Sapucaí, para compor os cenários do desfile.

Sinopse: A Beija-Flor lança mão de um dos mais importantes elementos vitais para dar um verdadeiro 'banho' na Marquês de Sapucaí em 2009. A azul-e-branco de Nilópolis pretende contar a relação entre a humanidade e a água. Aliás, debaixo de chuva, a comunidade de Nilópolis ganha uma força extraordinária e faz desfiles memoráveis como o de 1986, 'O mundo é uma bola'. Uma tempestade (que atingiu exclusivamente o desfile da Beija) levou os componentes a uma vibração fora do comum, cantando o samba e enchendo os olhos de quem assistia ao espetáculo.

A partir de toda essa intimidade com a água, a Beija-Flor vai resgatar na avenida a história do banho ao longo dos tempos. O banho de todo dia, o banho medicinal, o banho como ritual religioso e o principal: aquele que lava a alma.

Água limpa, perfumada com ervas e óleos aromáticos, o banho purifica o corpo e o espírito, na história de muitos povos e quase todas as religiões. O carnavalesco Alexandre Louzada explica: “A relação da humanidade com a água vem da gestação. Ficamos nove meses tomando banho dentro da barriga de nossas mães. Isso é citado no enredo. A partir daí, a gente transporta essa relação na materialidade do banho, desde quando ele é considerado banho no sentido de asseio, de perfumar o corpo, que começou no Egito”.

“Vamos falar do banho de lua, banho de sol, banho de gato, o banho de chuva, que já acostumamos a tomar na avenida. E, claro, o 'banho de alegria' que daremos no público”, brinca.

O BANHO DE CLEÓPATRA EM PLENA AVENIDA - Veja o vídeo

NA BAHIA


INGÁ : Dezoito Afoxés levarão mensagem do uso racional da água no Carnaval de Salvador

Para estimular a consciência ambiental em relação ao uso racional da água no Carnaval de Salvador, o Instituto de Gestão das Águas e Clima (INGÁ), autarquia da Secretaria do Meio Ambiente, conta esse ano com o apoio de 18 afoxés, entidades que atuarão como multiplicadores da mensagem de alerta sobre a importância da conservação das águas durante a folia. Isto porque os afoxés também carregam o simbolismo da água como algo a ser protegido e cuidado.

Para desfilar no Carnaval, os afoxés, que possuem uma relação sagrada com a água, receberão do INGÁ um reforço financeiro de R$ 10 mil cada, através do convênio com a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, dentro do programa Carnaval Ouro Negro. Para o coordenador do Carnaval Ouro Negro, Edvaldo Bolagi, este apoio irá valorizar ainda mais a beleza e tradição dos blocos afros e afoxés.

EM SANTA CATARINA

Ambiente é tema das escolas no Carnaval de São Francisco do Sul

As quatro escolas de samba da cidade desfilaram na noite deste domingo

O desfile das escolas de samba de São Francisco do Sul começou na noite deste domingo com a apresentação da escola Filhos da Ilha. A escola de samba trouxe para a passarela do Centro Histórico o tema "Os quatro elementos", com fantasias que representam o fogo, a terra, a água e o ar.

EM SÃO PAULO

X-9 Paulistana trouxe a Amazônia como tema e fez homenagem a Lula e Obama -


Carnaval SP 2009
- Buscando conquistar o terceiro título do grupo especial do carnaval Paulistano, a X-9 Paulistana trouxe em seu enredo a Amazônia.
Através de um tema bastante discutido e levado ao sambódromo através de outro ângulo, a X-9 Paulistana buscou surpreender seus concorrentes.
A polêmica VIVIANE CASTRO
desfilou apenas de pintura corporal, para uma boa cobertura. "Vende" stand em seu ventre, em consonância com o tema da escola de samba, que é contra a internacionalização da Amazônia. Veja Mais

EM ILHA BELA (SP)

Preservação ambiental foi o tema do carnaval deste ano em Ilhabela
As escolas de samba de Ilhabela levaram para a avenida este ano temas voltados à preservação ambiental e muitas homenagens. Segundo a presidente da Liga das Entidades Carnavalescas de Ilhabela (LECI), Noemi Petarnella, as quatro agremiações se prepararam para o desfile realizado na segunda-feira de Carnaval, dia 23 de fevereiro.

Unidos de Padre Anchieta é a campeã do carnaval de Ilhabela 2009
A Escola de Samba Unidos de Padre Anchieta sagrou-se pela sétima vez, campeã do Carnaval de Ilhabela no IX Concurso de Escolas de Samba.

A agremiação é a escola mais antiga da cidade e conquistou o título de heptacampeã com o enredo “Água, infinita até que acabe”.

Empolgados com a vitória, os integrantes e organizadores da Padre Anchieta, como é mais conhecida, vibraram ao terminar a contagem dos pontos. A escola que surgiu de uma roda de samba, existe há 37 anos e com nove anos de competição perdeu apenas duas vezes, em 2003 e 2007.

EM CATANDUVA (SP)

A programação do Carnaval 2009 de Catanduva, que acontece entre os dias 20 e 23 de fevereiro na avenida Theodoro Rosa Filho, terá quatro escolas de samba, quatro trios elétricos, desfile de carros oficiais, bonecões, performances artísticas, bandas e fanfarras com marchinhas, presença da família real e várias outras atrações.

Temática

Em 2009, Catanduva seguirá o tema “Às Margens do Rio São Domingos, Terra de Sapucaí”, para festejar a evolução ambiental que acontecerá no rio São Domingos após a despoluição, e cantará uma estória divertida com Charles Darwin, centrada na evolução dos seres, exatamente no ano em que se comemora 200 anos de seu nascimento.


NO PIAUÍ

Secretaria da Administração promove carnaval ambienta
l

Secretaria de Administração do Estado (Sead), realizou a sua programação cultural de carnaval.
A festa contou com a participação da Escola de Samba “Sambão”, com a apresentação de projetos de preservação do meio ambiental e palestras educativas. O evento denominado “Carnaval Legal com Educação Ambiental”, encerrou com previa carnavalesca.

EM RORAIMA

A terceira escola de samba a se apresentar no Carnaval 2009 é a Império Roraimense, que vem com o tema ambiental "Educar para Preservar".
Com 600 integrantes, a Império treina todos os dias, a partir das 20h, na praça Mané Garrincha, bairro Tancredo Neves. O presidente da escola é o mesmo da Liga das Escolas de Samba, Nuno Carneiro, em Boa Vista (RR)


SE VC TEM CONHECIMENTO DE OUTRAS ESCOLAS DE SAMBA QUE TIVERAM O TEMA "ÁGUA" OU "RIOS", POR FAVOR, NOS INFORME!

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Um comentário:

  1. EStou trabalhando co meus alunos e professores da rede municipal de Carapicuiba; o projeto agua , esse e o tema do nosso desfile de 7 de setembro. voce teria sugestões para levar para a avenida?

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br