Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

21 de fevereiro de 2009

CAMPANHA COMEMORE O DIA MUNDIAL DA ÁGUA 2009


22 março - Dia Mundial da Água 2009:

Tema:

Os recursos hídricos transfronteiriços.

Águas comuns - Oportunidades compartilhadas.

Tema:

Águas transfronteiriças.

Compartilhando Águas - Compartilhando oportunidades.

Tema:

Águas transfronteiriças.

Águas compartilhadas – Oportunidades compartilhadas.

Este ano, no Dia Mundial da Água, queremos chamar sua atenção para as águas que atravessam fronteiras e nos unem.

As 263 bacias e lagos transfronteiriços do mundo se estendem através do território de 145 países, cobrindo quase a metade da superfície da Terra. Da mesma forma, grandes depósitos de água doce transitam em silêncio sob as fronteiras em aqüíferos subterrâneos.

Existe água doce suficiente para atender às necessidades de todos, mas os recursos hídricos não estão equitativamente distribuídos e, muitas vezes, não são devidamente gerenciados. Hoje, muitos países enfrentam problemas de escassez de água. Em algumas áreas, a disponibilidade de água doce de boa qualidade tem sido significativamente reduzida devido à poluição causada por resíduos gerados pelos seres humanos, indústria e agricultura. Desde 1900, metade das áreas úmidas do mundo, ou seja, a nossa principal fonte de água doce renovável, foram perdidas. As mudanças climáticas terão, sem dúvida, um impacto direto sobre o fornecimento de água doce em muitas regiões.

Vendo que todos os países tentarão satisfazer as suas necessidades de água em um contexto de recursos hídricos escassos, alguns prevêem um futuro cheio de conflitos. Entretanto, a história nos tem ensinado que a cooperação e não o conflito, é a resposta mais comum para as questões relacionadas com a gestão dos recursos hídricos transfronteiriços. Ao longo dos últimos 60 anos, foram firmados mais de 300 acordos internacionais relacionados com a água e ocorreram apenas 37 casos de uso de violência entre países, sobre questões relativas aos recursos hídricos.

Neste sentido, é importante continuar a promover as oportunidades de cooperação que a gestão dos recursos hídricos transfronteiriços podem proporcionar. Todos compartilhamos a responsabilidade pela gestão dos recursos hídricos transfronteiriços para as gerações presentes e futuras.

Não importa em qual trecho do rio nos encontremos, todos compartilhamos o mesmo barco.

Fontes:

- http://www.unwater.org/worldwaterday/index_es.html - acesso em 13/02/2009.

- Trabalho realizado pelo grande colaborador deste Comitê, Profº. Dr. Antonio Cesar Leal da UNESP / FCT de Presidente Prudente.

- Murilo Cavalheiro Diretor Técnico I - Departamento de Águas e Energia Elétrica
Unidade de Serviços e Obras de Pres. Prudente

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br