Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

11 de fevereiro de 2009

CRIAÇÃO DE CAMARÕES EM DEBATE EM FORTALEZA


Ambientalistas e donos de restaurantes discutem impactos ambientais da criação de camarão

Por Redação do Greenpeace

Fortaleza (CE), Brasil — Evento realizado a bordo do Arctic Sunrise também apresentou dados sobre os problemas sociais relacionados à carcinicultura no Ceará. Navio do Greenpeace e a expedição Salvar o Planeta. É Agora ou Agora segue nesta terça-feira (10/02) para Recife (PE).

O consumo de camarão numa cidade como Fortaleza é típico de uma cidade praiana, de muito sol. As porções e pratos feitos com o crustáceos estão em praticamente todos os restaurantes e bares da capital cearense, para deleite dos milhares de turistas que visitam a cidade todos os anos. Mas o que esses turistas não sabem - e muitos dos donos de restaurantes também não - é que o camarão servido, quase todo produzido em fazendas de criação, tem grande impacto ambiental na região, causando inúmeros problemas aos manguezais e às comunidades pesqueiras. A carcinicultura (nome técnico da criação de camarão) é hoje um dos grandes problemas ambientais do Ceará.

O Greenpeace em parceriacom organizações cearenses como o Fórum em Defesa da Zona Costeira do Ceará (FDZCC), Instituto Terramar e Aquasis, promoveu nesta segunda-feira um evento a bordo do navio Arctic Sunrise para revelar os problemas ambientais causados pelo cultivo de camarão em Fortaleza. Centenas de donos de restaurantes e supermercados foram convidados para o evento, para discutir o assunto e pensar nas soluções viáveis para recuperar os estoques de camarão do mar e evitar que a atividade da carcinicultura continue destruindo os manguezais cearenses e também a atividade de comunidades pesqueiras. Apenas vinte deles confirmaram presença e apenas quatro compareceram ao evento, que começou às 9 horas da manhã com apresentação de um grupo musical de crianças, com canções ambientais, visitação ao Arctic Sunrise e, por fim, exposição de especialistas sobre os problemas da carcinicultura.

Leia as 13 razões para não à carcinicultura no http://www.greenpeace.org/brasil/greenpeace-brasil-clima/noticias/13-raz-es-para-dizer-n-o-a-car.

"É uma pena que os empresários de Fortaleza não tenham se sensibilizado para vir aqui discutir esse tema tão delicado e importante para o meio ambiente. A carcinicultura está causando danos irreversíveis em áreas de manguezais do Ceará, baseada em falsas premissas", afirma Leandra Gonçalves, coordenadora da campanha de oceanos do Greenpeace Brasil.

"As fazendas de camarão estão invadindo Áreas de Preservação do Ceará e causando grandes estragos. Outro problema causado pela criação de camarão no Estado é o desmatamento dos manguezais – cerca de 25% dos empreendimentos existentes no Ceará estão localizados em áreas de mangue e mais de 50% não têm licença ambiental para operar", diz.

O empresário Eduardo Sisi, proprietário do restaurante Moana, na avenida Beira Mar de Fortaleza, compareceu ao evento e admitiu saber quase nada sobre o assunto.

"Vim para aprender e descobrir como a carcinicultura afeta nosso meio ambiente. Não conheço os impactos e por isso estou aqui. Me preocupo com o meio ambiente. Não teria problema algum em deixar de comprar camarão produzido em fazendas de criação. Temos que cuidar do que temos hoje para termos sempre, amanhã e depois", afirmou.

Para Dioneide Costa, coordenadora do Procon de Fortaleza, o evento promovido pelo Greenpeace é importante para conscientizar os donos de restaurantes e supermercados de que a atual produção da carcinicultura não é sustentável.

"Espero que a discussão se fortaleça aqui no Ceará para evitarmos a destruição total de nossos manguezais. Hoje, cerca de 30% deles já foram devastados."

Salvar o Planeta

Crédito da imagem:Greenpeace/Luané Parracho


(Envolverde/Greenpeace)


© Copyleft - É livre a reprodução exclusivamente para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída.

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Um comentário:

  1. quem salvara as vidas das pessoas que dependem dessa atividade economica ?????????????????

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br