Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

23 de fevereiro de 2009

DELEGACIA DO MEIO AMBIENTE DE GOIÁS PUNE POLUIDORES

Dema divulga lista dos 50 poluidores do Rio Meia Ponte

(Foto lavanderia polui córrego Caveirinha - Diário da Manhã - GO)


Diario da Manhã - Cidades - Dia 17/02/2009

Márcia Fabiana - DA EDITORIA DO DMREVISTA

Cinquenta empresas instaladas às margens do rio Meia Ponte foram indiciadas pela Delegacia Estadual do Meio Ambiente (Dema) por poluírem o rio.

São lavanderias, áreas de produção de hortaliças, oficinas, garagens e lavajatos que jogam detritos diretamente no rio, sem tratamento e controle de emissão, e o mais grave: nenhuma delas tem licença para funcionamento. A investigação é uma parceira com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e Agência Municipal do Meio Ambiente de Goiânia (Amma) e levou um ano para identificar as empresas. A força-tarefa foi realizada nos municípios de Goiânia, Goianira, Inhumas, Nerópolis e Ouro Verde. A pena aos infratores varia de seis meses a um ano de detenção.

Os Termos Circunstanciados de Ocorrências (TCOs) serão encaminhados para os fóruns de Justiça das cidades onde as empresas estão instaladas até o final desta semana. Os autos de infração são contra as irregularidades e advertências, para que os proprietários façam adequação de suas atividades junto ao poder público, que são definidas pela Semarh e Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma).

A investigação constatou que, além da ausência de licença para funcionamento, são seis os tipos de crimes mais comuns das fontes poluidoras: impedir ou dificultar a regeneração natural, poluição culposa, deixar de recuperar área degradada (principalmente em casos de extração de areia), construir ou fazer funcionar empreendimento poluidor sem licença, promover construção em solo não-edificável e usar de forma inadequada substâncias tóxicas (no caso, agrotóxicos em hortaliças).

O titular da Dema, Luziano Carvalho, aponta como crimes mais graves as empresas potencialmente poluidoras dentro de Área de Preservação Permanente (APA), como é o caso de uma oficina mecânica de ônibus às margens do Capim Puba, em Goiânia; funcionamento de fábrica de doce em Área de Preservação Permanente (APP) na cidade de Nerópolis, e fábrica de farinha às margens do rio em Inhumas. “As advertências para essas empresas vão servir de exemplo para todas que estão irregulares na margem do rio. O Meia Ponte está na UTI e agora precisamos tratá-lo”, destaca o delegado Luziano.

Para o comerciante Gilmar Tadeu dos Santos, 46, dono de uma oficina de ônibus há seis anos no Setor Marechal Rondom, em Goiânia, o indiciamento é uma surpresa, pois ele afirma que, quando alugou o imóvel, o proprietário alegou que o prédio estava legalizado. Entretanto, Gilmar foi indiciado por causar contaminação na água com derivados de petróleo e outros combustíveis. A oficina está edificada em APP e também provoca poluição no solo e na atmosfera. O mecânico recebeu prazo de 60 dias para se regularizar. “Mas não vou esperar o prazo vencer. Vou embora da região, pois quero paz”, diz Gilmar.

Conheça as empresas autuadas


Relação de TCOs – Rio Meia Ponte


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br