Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

19 de fevereiro de 2009

Desmatamento está secando rios em cidade da Amazônia

Igarapés de Brasil Novo (PA) estão se transformando em córregos.
Grupo tenta convencer fazendeiros a replantar árvores nas margens.

Iberê Thenório Do Globo Amazônia, em São Paulo

Quem vê as fotos dos rios de Brasil Novo, no Pará, não imagina que aqueles pequenos cursos d’água já foram igarapés da floresta amazônica. O desmatamento, somado à criação de gado, está fazendo com que a areia ocupe o leito dos rios, tornando-os rasos e sem vida.


Desmatamento para a criação de gado transformou rios em córregos. (Foto: Divulgação)

Quem trouxe essa notícia para o Globo Amazônia foi a leitora Agda Magali, moradora de Brasil Novo. Mas junto com o problema a internauta também mostrou o começo da solução: um grupo formado por dois professores e dois alunos de uma escola pública da cidade está tentando convencer os criadores de gado a replantar as florestas na beira dos rios – a chamada mata ciliar.

Tem boas histórias sobre a Amazônia? Envie para nós!


Na sala de aula, alunos explicam a importância de conservar os rios de Brasil Novo. (Foto: Divulgação)

“Fazemos esse trabalho há dois anos. Primeiro levantamos o problema em sala de aula. Depois fomos para o campo e estudamos o que estava ocorrendo com dois igarapés”, conta o geógrafo Daimon Aranha, um dos professores responsáveis pelo projeto.

Depois de fazer o diagnóstico dos rios, o grupo percebeu que havia duas saídas: plantar novas árvores, protegendo as margens dos igarapés, ou cercar as áreas e deixar que a vegetação se recompusesse sozinha. “Há lugares que está tão assoreado [cheio de areia] que o processo natural vai demorar muito”, alerta aranha.

Além de mostrar o trabalho para em escolas, ensinando crianças e adolescentes a conservar os igarapés, o grupo também já apresentou o trabalho em duas feiras de ciências, e o sucesso foi tão grande que eles receberam um convite para mostrar o projeto na Tunísia, África, na feira internacional Milset.

Secos e sem peixes

Além de diminuir a quantidade de água, a areia no leito dos rios também impede que peixes maiores possam viver. “O assoreamento reduz as espécies de peixe, em alguns casos quase a zero. Além disso, quando o rio está exposto, o processo de evaporação é muito grande. Na época do período seco, os rios já secam. Estamos vivendo uma situação complicada”, revela Aranha.



Por causa da falta de árvores e excesso de areia, rios já começam a desaparecer.(Foto: Divulgação)

Segundo o professor, a principal atividade econômica da região é a pecuária, que foi instalada sem cuidado com os rios. “Quando houve a colonização, o governo orientava que a pessoa teria que desmatar 50%. O que aconteceu é que essas pessoas não foram orientadas a manter a margem dos rios”, conta.

Para Aranha, é possível fazer com que a criação de gado em Brasil Novo conviva pacificamente com a natureza, mas é necessário tomar alguns cuidados. “Não somos contra a pecuária. Queremos que as duas coisas sejam feitas ao mesmo tempo, com sucesso.”
Desmatamentos, queimadas e notícias sobre toda a Amazônia podem ser encontradas no mapa interativo do Globo Amazônia, que também permite a internautas protestar contra a destruição da floresta. Saiba como utilizar o mapa .

Fonte: Portal G1 - Colaborador: FABIANO BARRETO (fabianobarretto@globalgarbage.org)


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br