Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

21 de fevereiro de 2009

EPAGRI APOIANDO 30 MIL FAMÍLIAS DE PESCADORES EM SC

(Foto Galeira Tennorio)
Estes homens são "guerreiros", como dizem. Vêem de vários lugares do Brasil, alguns são locais. São a tripulação de um barco de pescadores profissionais pertencentes a uma das diversas empresas de pesca de Navegantes, na outra margem do Rio Itajaí. Costumam ficar de 25 a 30 dias em alto mar, a mais de 1.600 Km de Itajaí no pequeno barco que vemos ao fundo. Quando estão em terra, trabalham juntos nas atividades de reparos e preparação para a próxima jornada. Na foto, verificam uma rede para colocação no barco.


Pesca artesanal será monitorada em Itajaí (SC)

Danielle Jordan / AmbienteBrasil - 18/02/2009

Cerca de 30 mil famílias de 31 municípios catarinenses serão beneficiadas pelo monitoramento que será realizado pela Empresa de Pesquisa e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) de Itajaí.

Um convênio firmado nesta terça-feira (17) pelo secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Antonio Ceron, e pelo ministro da Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca, Altemir Gregolin, vai permitir o levantamento de informações do setor.

O projeto tem previsão de duração de dois anos e tem como objetivo principal a criação de um sistema de monitoramento participativo com os pescadores. Os profissionais da Epagri e da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), serão capacitados para trabalhar diretamente com as colônias de pescadores, contribuindo com a gestão da pesca artesanal.

Na avaliação do Gerente Regional da Epagri/Itajaí, Jorge Malburg, que participou do evento, o projeto permite a retomada do que é produzido artesanalmente na área costeira de Santa Catarina. “Não existe uma continuidade nos dados.

Não se tem uma noção do que realmente é produzido”, explica. Durante a assinatura do convênio o ministro Altemir Gregolin afirmou que o Governo Federal estima que a produção seja 20% maior do que a registrada atualmente.

Os pescadores, assim como suas embarcações e equipamentos serão cadastrados. Será verificado também o esforço para a captura, a condição sócio-econômica das famílias e a sazonalidade em que ocorrem as espécies. “A preservação é uma conseqüência”, avalia Malburg, “hoje não se sabe a sazonalidade.

É comum falar que a pesca artesanal está acabando, mas não se tem esse dado estatístico. Políticas específicas devem surgir de um diagnóstico, que será resultado desse projeto”, diz. Exclusivo Ambiente Brasil

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br