Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

19 de fevereiro de 2009

MP QUER GARANTIA QUE ETE NÃO POLUIRÁ LAGOA DOS BARROS (RS)


Vista da Lagoa dos Barros ©RRibeiro

MP quer discutir questão dos efluentes jogados na Lagoa dos Barros

Diário de Canoas - 19/02/2009

Fepam e a Corsan devem dar garantias de que a estação não comprometerá o meio ambiente.

Porto Alegre - Oportunizar uma discussão técnica sobre o destino dos efluentes e também analisar os impactos ambientais na Lagoa dos Barros. Este é o objetivo do Ministério Público que, na segunda-feira, participou de reunião na sede da Corsan para debater o projeto de construção de uma estação de tratamento de esgoto em Osório, no Litoral Norte.

O empreendimento está provocando polêmica, tendo em vista que os efluentes seriam jogados na Lagoa dos Barros – que abrange também o município de Santo Antônio da Patrulha, que está preocupado com uma possível contaminação das águas da lagoa.

O coordenador do Centro de Apoio de Defesa do Meio Ambiente, Alexandre Saltz, e o promotor de Justiça de Santo Antônio da Patrulha, Max Roberto Guazzelli – que presidirá um inquérito civil sobre o caso – participaram do encontro. Autoridades e técnicos dos municípios também estavam presentes.

Durante a reunião, engenheiros responsáveis pelo projeto apresentaram as características da obra. Segundo eles, o despejo do material tratado na Lagoa dos Barros causará um impacto ambiental “praticamente nulo”. Mas a licença concedida pela Fepam para a execução do projeto é questionada pelos “patrulhenses”.

De acordo com a Prefeitura de Santo Antônio da Patrulha, a Fepam e a Corsan devem dar garantias de que a estação não comprometerá o meio ambiente e o turismo na região. Além servir para o abastecimento, a lagoa é utilizada para a prática de esportes náuticos e lazer.

A Fepam garante que a estação não trará prejuízos à qualidade da água da lagoa, porque o tipo de efluente é inofensivo e atende aos padrões estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente. O promotor de Justiça Alexandre Saltz diz que o Ministério Público acompanhará o caso “com o intuito de encontrar a melhor solução para o meio ambiente e as comunidades envolvidas”. Fonte: Site Tratamento de Água


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br