Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

13 de fevereiro de 2009

OS RIOS FALAM ? EM BH ELES FALAM E LAMENTAM...

Caros,
Passo-lhes excelente artigo do hidrólogo Osvaldo Ferreira Valente sobre as enchentes associadas ao Ribeirão Arruda, a cada dia mais devastadoras, em Belo Horizonte. Condiz exatamente com tudo o que penso e venho pregando a respeito do caso paulistano.
Abraços,
Álvaro*


OUVINDO O RIBEIRÃO ARRUDAS (BELO HORIZONTE - MG)

OSVALDO FERREIRA VALENTE
Professor titular aposentado da UFV e especialista em
hidrologia e manejo de pequenas bacias hidrográficas

Em recente editorial, este jornal chamou a atenção do leitor para o tamanho do desafio que representam as constantes enchentes do Ribeirão Arrudas e seus afluentes e que atingem boa parte da Grande BH.

Ao lê-lo, fiquei imaginando o que diria o próprio Ribeirão. Resolvi fazer-lhe uma visita e provocá-lo. Deu certo e ouvi o seguinte, extraído do sussurrar de suas águas:

- Meu caro amigo e observador, aqui estou eu na luta para defender o meu território, ou seja, aquela área que levei milhares de anos esculpindo para a minha circulação em tempos de chuvas fortes.
Aquelas duas margens, marcadas pelo rebaixamento em relação às vizinhas, era o meu leito maior, mas resolveram aterrá-las, construir casas, atravessá-las com pontes estreitas, ou até mesmo usá-las para abertura de ruas (a tal Avenida Tereza Cristina, por exemplo).

Pior ainda, impermeabilizaram a minha bacia e as águas de chuvas não mais se dirigem aos meus reservatórios subterrâneos.
Qualquer chuvinha mais forte, nos dias atuais, obriga-me a transportar grandes volumes de água em pouco tempo. Acabo, sem outra alternativa, invadindo os espaços que me foram tomados e termino responsabilizado pelas tragédias resultantes.

Como o Arrudas parece ter ficado triste, calando por alguns minutos, tive tempo de analisar suas queixas e pensar em provocá-lo a respeito das ações que estão sendo ventiladas para sua bacia hidrográfica.
Mas ele parece ter penetrado em meus pensamentos e voltou a fazer novas considerações:

- Pois é, vocês são muito engraçados, isolaram (pela impermeabilização) o reservatório natural formado pelos lençóis de água subterrâneos e agora pensam em gastar milhões para construção de outros superficiais.

Eu sei que muita gente está pensando em ganhar muito dinheiro com tais obras, mas eu também sei o que estão fazendo com a minha bacia e não confio nas receitas prescritas.

Fiquei assustado quando ouvi que pensam em gastar dois milhões de reais para a implantação de um sistema de monitoramento e gostaria de saber como surgem esses valores, assim de repente.

Não tenho visto especialistas por aqui, mas muitos palpiteiros. Ficaria feliz se a minha bacia fosse bem analisada por pessoas realmente entendidas no assunto.

Por que a Prefeitura e o Estado não promovem mesas-redondas com especialistas que não tenham interesses comerciais sobre os meus domínios e possam, assim, ter propostas mais apropriadas para os meus problemas?

Por que não tentam encontrar meios de recarregar os meus lençóis subterrâneos?
Por que não pensam em reter água em um grande número de pontos? Pensem um pouco sobre as perguntas e venha colaborar comigo, cobrando ações baseadas nos fundamentos hidrológicos da minha existência.

Calou-se repentinamente. Parece ter-se aborrecido e retomou seu caminho em direção ao Rio das Velhas. Gostaria de ouvi-lo mais e levar autoridades comigo. Fonte: Oswaldo Ferreira Valente - ovalente@tdnet.com.br

Enviado pelo colaborador Geólogo Álvaro Rodrigues Santos - SP

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br