Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

18 de fevereiro de 2009

REVITALIZAÇÃO DO VELHO CHICO ACONTECE COM APOIO DE ESTUDANTES E COMUNIDADE DE LUZ (MG)



Estudantes dão continuidade a projeto de revitalização do Velho Chico

Denise Caputo, com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Luz
Ascom ANA - 18/02/2009

A cidade de Luz (MG) foi cenário, entre 2006 e 2008, do Projeto de Revitalização do Córrego da Velha, realizado para ampliar a oferta de água para a zona urbana do município, além de recuperar e conservar a água e o solo da região, beneficiando a bacia do rio São Francisco.

Apesar de o convênio ter sido encerrado, o projeto não parou: duas estudantes da Universidade de Viçosa (UFV), em parceria com a instituição de ensino, a ANA e a prefeitura, têm monitorado as bacias de captação de enxurradas (barraginhas) construídas ao longo do convênio.

As estudantes de biologia Camila Rezende e Tamires Ferreira fazem um monitoramento diário, utilizando um pluviômetro e um marcador de nível produzidos pela própria UFV. Por meio do trabalho delas, é possível levantar dados sobre os níveis de absorção de águas pluviais e verificar os impactos ambientais nas barraginhas localizadas na Área de Preservação Ambiental (APA), na sub-bacia do Córrego da Velha.

Os resultados serão encaminhados à UFV e à ANA para estudos de captação de água de enxurrada para abastecer lençóis freáticos e de quantidade de terra capturada de forma a evitar o assoreamento de rios.

O projeto de revitalização
Com o investimento de R$ 391.290,24 do Programa de Revitalização do São Francisco, do Ministério do Meio Ambiente (MMA), o Projeto de Revitalização do Córrego da Velha foi realizado pela ANA e pela Prefeitura de Luz, com o apoio da Emater-MG e da Ruralminas. Ele investiu em recuperação, conservação e manejo do solo e da água; e – com vistas à sustentabilidade – envolveu a participação de produtores, estudantes, entre outros.

Algumas das ações envolvidas foram: uma campanha de conscientização para a conservação da água; a distribuição de mil cartilhas educativas; o plantio de 40 mil mudas de plantas nativas em 20 nascentes, e a construção de 140 bacias de contenção de água da chuva (barraginhas), etc.


Assessoria de Comunicação – ANA
Fones: 61.2109.5129/5103 Fax: 61 2109.5129
Email: imprensa@ana.gov.br


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br