Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

21 de fevereiro de 2009

A SITUAÇÃO LAMENTÁVEL DE ALGUNS RIOS DA BAHIA

Rio Joanes em Camaçari (Bahia)

O nosso colaborador "FABIANO BARRETO" (da ONG Global Garbage - Bahia) envia vários e-mails trocados sobre os problemas que estão ocorrendo em vários cursos d'água da Bahia, entre eles: Rio Pojuca, Rio Ipitanga, Rio Joanes, Rio Camaçari, entre outros.
Agradecemos o material enviado por Fabiano Barreto


1. Em 1971 eu tomei banho no Rio Ipitanga, em Lauro de Freitas.
Hoje, apenas um canal de esgotos.

e aproveito para perguntar se alguém sabe qual será a providencia que tomarão com o Rio Joanes....?


Meus amigos,

Em 1971 eu tomei banho no Rio Ipitanga, em Lauro de Freitas. Hoje, apenas um canal de esgotos.
Todos os rios do Município de Salvador, morreram ou nós humanos os transformamos em canais de esgoto.

São meros exemplos.

Onde vamos parar!?! Só nos reclamamos mas, ninguém toma nenhuma providência... Vamos primeiro aguardar um impacto maior, comandado pela Mãe Terra! Aí, muita gente vai lamentar...

JUCADOPORTO


2. Sobre a eutrofização no Rio Pojuca

O nivel de eutrofização é absurdo em um rio como o Joanes...., ao longo do seu curso, em especial na Via Parafuso, já não se vê a água do rio...., assoreamento é outro problema e como consequência podemos ter mudanças no curso do rio e na foz.

Será constante a presença de peixes mortos no foz, mal cheiro e contaminações sanitárias em altas concentrações

é.... e aproveito para perguntar se alguém sabe qual será a providencia que tomarão com o Rio Joanes....? Se quiserem tenho fotos do encontro do rio Joanes com o rio Camaçari.... Um absurdo!



3. Encontro do Rio Camaçari e Rio Joanes

Registros como estes justificam a real situação em que se encontra o rio Joanes..., o mesmo já vem sofrendo descargas em concentração "vermelha" antes do município de Camaçari.

E aqui em Camaçari o Joanes se encontra com o rio Camaçari numa lamentável situação em pleno século XXI onde se prega tanto desenvolvimento sustentável, sustentabilidade, saneamento básico.

Vale lembrar também que um dos guias que nos levou até o local afirmou que não animais são encontrados dentro do rio... já foi encontrado um corpo jogado por lá.... "afirmou o guia morador e pescador do local "A comunidade de Parafuso também as margens do rio Joanes sofre com a deficiência sanitária de um local que ainda pode ser revitalizado.

Maiores informações com o nucleo de engenharia ambiental da FAMEC - alunos do IX semestre



4. Do Jornal Bahia Norte

Oi pesoal,

Somos do jornal Bahia Norte e gostaríamos sim dessas fotos para fazer uma matéria sobre o assunto. Segue pdf edição recente.




5. Da Equipe ISOSRiosBr

Vejam amigos da Bahia,

A denúncia de vocês foi postada no Blog e também estamos encaminhando para o INGA (jornalista Leticia Belem) para que possam apurar.

Por favor, mantenham-nos informados (e enviem fotos) casa o problema venha a piorar e aconteça mortandade de peixes. As comunidades que se abastecem das águas do Rio Pojuca estão sendo prejudicadas e/ou o abastecimento foi suspenso? Informem!

Participem de nossa Campanha "COMEMORE O DIA MUNDIAL DA ÁGUA", ajudando a divulgar a idéia para que todos comemorem a data e analisem as águas dos corpos d' água de suas comunidades. ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Saudações eco-fluviais,
Prof. Jarmuth Andrade
Instituto SOS Rios do Brasil


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

2 comentários:

  1. quero os rios da bahia por favor mim ajude

    ResponderExcluir
  2. Sobre o comentário encontro do Rio Joane com o Rio Camaçari (hoje esgoto) não seria o contrário?
    Encontro do Rio Camaçari com o Rio Joanes já que o Rio Camaçari é efluente do Rio Joanes. Ou será que estou enganado?

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br