Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

23 de março de 2009

COMO ESTÁ O GASTO DE ÁGUA EM SUA FAMÍLIA?


Muita água para poucos. Pouca água para muitos

gazetamercantil.com.br

23 de março de 2009 - Com apenas 2,5% de água doce existente no mundo e com o rápido crescimento da população mundial, não há duvida que a água seja o recurso natural mais estratégico de qualquer país do mundo. No entanto, o que ocorre de maneira deflagrada é o desperdício de um lado e a escassez de outro.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que cada pessoa gaste de 100 a 120 litros de água por dia, mas as cidades de Vitória, Rio de Janeiro e São Paulo apresentam os maiores índices de consumo por habitantes do País (236, 226 e 221, respectivamente), chegando a ser o dobro do estipulado pela ONU, mesmo em meio à crises de abastecimento.

O que muitos não têm conhecimento é que nós podemos ajudar o meio ambiente e diminuir a conta no final do mês com um mecanismo muito simples e que começa a ser implantado cada vez mais em empresas e condomínios do Brasil: o medidor de água individualizada.

Atualmente, a maior parte dos condomínios possui um único ponto de medição de água. A partir dele é realizada a divisão da conta, que é feita igualmente entre todos os apartamentos. Até mesmo em grandes condomínios, que possuem diversos blocos, muitas vezes a medição é única para todos. Segundo levantamentos, a conta de água é a segunda maior no valor do condomínio. Consequentemente, este método mostra-se injusto em muitos casos.

O sistema de medição individualizada de água funciona por meio da telemetria, ou seja, é feita uma coleta de informações sobre o consumo de cada condômino e esta é enviada remotamente via GPRS a administradora. Desta forma, as informações podem ser conferidas pela internet diariamente, tanto pela própria administradora do condomínio como pelo síndico do prédio.

O mecanismo constrói uma metodologia importante para a redução do desperdício, já que permite que cada condômino conheça o seu consumo e pague proporcionalmente ao mesmo. Sua utilização gera uma mudança de hábitos, levando à redução do desperdício de água e a uma série de outros benefícios. Estima-se que o mecanismo leve a uma economia imediata de 20%, podendo, em alguns casos, chegar a 40%, já nos primeiros três meses após sua adoção.

Do lado dos administradores de edifícios, o sistema é muito benéfico, pois permite identificar vazamentos internos nos apartamentos que poderiam levar a perdas de água durante dias, meses e até anos. No sistema coletivo é difícil saber em qual apartamento há vazamentos ou quem estava gastando mais. Já com o medidor individualizado, na primeira conta, já se detecta se algum apartamento apresenta irregularidades.

Gastar mais de 120 litros de água por dia é desperdiçar nossos recursos naturais e também dinheiro.
A saber: o destino da água em uma casa no Brasil é de 17% para consumo (cozinhar, beber), 65% para higiene (banho, escovar os dentes), 4% para lavagem de roupa, 9% para outros fins, como lavagem de carro, e, finalmente, 5% para descarga de banheiro.
Vamos fazer alguma coisa antes que seja tarde demais?

(Marco Aurélio Teixeira - Gerente de medição de água - Gazeta Mercantil).
Fonte: Site Tratamento de Água


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Um comentário:

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br