Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

5 de abril de 2009

DIA MUNDIAL DA SAÚDE 2009 - 07 DE ABRIL - Participe de nossa Campanha


Celebra-se no dia 7 de Abril, o Dia Mundial da Saúde, sendo este ano as comemorações da Organização Mundial da Saúde subordinadas ao tema "Serviços de Saúde em situações de emergência".


CAMPANHA DESPOLUIR RIOS É EVITAR DOENÇAS HÍDRICAS - DIA MUNDIAL DA SAÚDE 2009


"A água poluída pode causar doenças como cólera, febre tifóide, disenteria, amebíase etc. Muitas pessoas estão sujeitas a essas e outras doenças porque suas residências não tem água tratada ou rede de esgoto. Um dado assustador comprova: 55,51% da população brasileira não tem água encanada nem saneamento básico". (Prof. Dr. Jorge Rios - Eng. Hidrologista - UFRJ)


Você caro internauta, ambientalista, pesquisador, educador ambiental, estudante universitário ou do nível médio, professor do ensino básico, amigo blogueiro e dos fóruns ambientais ou cidadão preocupado com os problemas decorrentes da falta de saneamento básico:

- É bem grave a situação de nossas comunidades brasileiras com a contaminação das águas dos rios e mananciais por falta de tratamento de esgotos que são lançados "in-natura" nos cursos d' água acarretando muitas doenças e mortes.

- Os números relativos a doenças transmitidas pela água são muito preocupantes, embora tenhamos muita dificuldade em encontrar dados estatísticos atualizados.

- As doenças transmitidas pela água são responsáveis por 80 a 90% das internações no Brasil. Dados do Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde – SIH/SUS demonstraram que no período de 1995 a 2000, ocorreram a cada ano, cerca de 700.000 internações hospitalares em todo País provocadas por doenças relacionadas com a água e a falta de saneamento básico. Desses registros, cabe ressaltar que a região Nordeste foi a que mais contribui (45% do total), onde se pode concluir que essa região é a que representa a pior situação quanto aos indicadores de internação (ANA/GEF/PNUMA/OEA – Estudo Técnico de Apoio PBHSF – Nº 2).

- Vamos postar nesse mês de abril vários artigos sobre esse grave problema, traremos opiniões de especialistas e profissionais ligados a saúde que conhecem de perto a nossa triste realidade.
Aceitamos o envio de artigos e publicações, inclusive dados estatísticos mais recentes que nossos leitores possam dispor.

- Recomendamos que pesquisem, analisem e debatam com seus alunos, com seus colegas de estudos, com os amigos e parceiros dos fóruns e listas de debates e publiquem em suas mídias as suas opiniões e a de outras pessoas, sobre as doenças de origem hídrica.

ÁGUA - QUEM USA, CUIDA

REVEJA
:

CAMPANHA DESPOLUIR RIOS É EVITAR DOENÇAS HÍDRICAS - DIA MUNDIAL DA SAÚDE 2009 (material para pesquisas)



INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

2 comentários:

  1. Oi, Professor, Jarmuth!
    Publicamos a informação no Portal Educacional Aprendaki - http://www.aprendaki.com.br/noticias.asp?id=13108

    att.
    Antonia

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo Apoio do Portal Aprendaki à nossa Campanha!
    Cada um de nós dando a sua contribuição e colaboração, acreditamos que em futuro próximo seremos um grande grupo preocupado com a recuperação e preservação de nossos cursos d' água.
    Os rios e as águas do Brasil agradecem!

    ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br