Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

3 de abril de 2009

BRASIL VENCENDO A DENGUE, AJUDA PAÍSES VIZINHOS


Brasil ajuda países vizinhos no combate à dengue

Da Agência Brasil - 03/04/2009

Brasília - O Brasil vai ajudar a Bolívia e a Argentina no combate à dengue. De acordo com o coordenador do Programa Nacional de Controle da Dengue do Ministério da Saúde, Giovanini Coelho, uma reunião realizada esta semana pela comissão interna de controle da dengue do Mercosul definiu as prioridades no combate à doença e as áreas onde devem ser intensificadas as ações.

“Nós temos um programa específico para a região do Mercosul, onde há uma articulação entre os países para harmonização de medidas de prevenção e controle da dengue nas regiões de fronteira”, disse.

Segundo Coelho, o Brasil já enviou ajuda à Bolívia. “Nós mandamos três profissionais para ajudar na questão de manejo de pacientes com dengue, em ações de combate ao vetor e doamos inseticidas para apoiar a Bolívia”, afirmou.

Ele também informou que a Argentina solicitou ao Brasil o apoio de um profissional para ajudar na capacitação dos médicos e no processo de organização da rede de assistência de combate à dengue no país. “Esse é o apoio que a gente vai dar nos próximos 15 dias.”

De acordo com a agência de notícias Telam, os dois países enfrentam este ano uma das piores epidemias da doença. Na Argentina há 5.164 casos registrados e na Bolívia, 50 mil.

Para impedir a proliferação da doença no Brasil, o governo pretende intensificar o combate à dengue nas regiões de fronteira com os dois países. Segundo Coelho, a região de Foz do Iguaçu é uma das áreas prioritárias dentro do programa contra a dengue.

“[Foz do Iguaçu] recebeu um adicional de recursos e apoio na implantação de unidades sentinelas para o monitoramento de circulação do vírus”, afirmou o coordenador.

Casos de dengue caem 28,6% no Brasil

Da Agência Brasil






Brasília - As notificações de casos de dengue no Brasil caíram 28,6% nas primeiras dez semanas deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com balanço divulgado hoje (3) pelo Ministério da Saúde, até o dia 7 de março foram registrados 114,3 mil casos contra 160,1 mil em 2008. LEIA MAIS



INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br